Adauto Ferreira: o diretor da APCEF/RJ que inspira atletas, oxigena a união e potencializa o esporte
Acesse as redes da Apcef/RJ:
Com quase quatro décadas dedicadas ao esporte, Adauto Ferreira, diretor de Esportes da APCEF/RJ, vive e respira essa paixão. Como atleta, coordenador e dirigente, ele testemunhou histórias emocionantes e viu de perto o poder transformador do esporte. Nesta entrevista, ele compartilha momentos marcantes, fala sobre os desafios e expectativas para os Jogos Regionais Sul, Sudeste e Distrito Federal da Fenae 2025 e deixa um conselho inspirador para a nova geração de atletas.
APCEF/RJ – Com uma trajetória tão rica no esporte, atuando como atleta, dirigente e coordenador, você já presenciou muitas histórias marcantes. Poderia compartilhar um momento especial na APCEF/RJ que mostre como o esporte transforma vidas?
Adauto Ferreira: Com meus quase quarenta anos como atleta e dirigente da APCEF, já vivi muitos momentos especiais. Toda vez que chegamos a uma final de jogos, é sempre marcante. Quanto à transformação que o esporte pode causar, até hoje continuo participando dos jogos, aos 68 anos, como dirigente e atleta dos Jogos dos Aposentados.
APCEF/RJ – As seletivas da APCEF/RJ foram momentos de grande emoção e união. Como foi, com toda essa vivência no esporte, ver a nova geração de atletas se dedicando e confraternizando
Adauto Ferreira: Essas seletivas, no novo modelo, foram um sucesso, pois conseguimos integrar os atletas veteranos aos novos que estão chegando. Conseguimos somar até os empregados da Caixa que ingressaram no último concurso. Foi uma verdadeira confraternização, na qual todos se uniram com um único propósito: os Jogos Regionais Sul, Sudeste e Distrito Federal da Fenae 2025.
APCEF/RJ – O que você espera dos atletas da APCEF/RJ nos Jogos Regionais?
Adauto Ferreira: O que espero dos atletas é muito empenho, dedicação e responsabilidade para que possamos colocar a APCEF/RJ em outro patamar, conquistando muitas medalhas de ouro.
APCEF/RJ – A APCEF/RJ estará presente em todas as modalidades dos próximos jogos? E como serão organizados os treinamentos para que os atletas possam se preparar da melhor forma?
Adauto Ferreira: A APCEF/RJ estará presente em quase todas as modalidades, exceto tênis de mesa feminino e tênis de duplas em quadra.
Quanto aos treinamentos, organizaremos, junto aos coordenadores e técnicos de cada modalidade, um calendário de treinos.
APCEF/RJ – O esporte também é celebração e bons momentos. O que a APCEF/RJ está preparando para tornar a participação da equipe ainda mais especial?
Adauto Ferreira: Como sempre, a APCEF/RJ pretende, com os jogos, promover um maior processo de interação social, proporcionando aos seus atletas e associados momentos de descontração, cultura e lazer.
APCEF/RJ – Você conhece bem os desafios da preparação e da busca por motivação. Que conselho daria aos atletas que estão iniciando os treinamentos para os jogos?
Adauto Ferreira: O conselho que dou aos atletas que estão começando essa jornada é que tenham muito compromisso, disciplina, dedicação e responsabilidade nos treinos. Sempre lembrando que muitas pessoas estão envolvidas nesse trabalho para que eles possam alcançar o melhor desempenho.