Agosto Lilás: APCEF/RJ endossa campanha de combate à violência contra a mulher
Acesse as redes da Apcef/RJ:
Em comemoração aos 17 anos da Lei Maria da Penha, que protege as mulheres contra violência doméstica e familiar, foi criada a campanha Agosto Lilás. A ação tem o intuito de fortalecer a luta para o fim da violência contra a mulher na sociedade brasileira.
A campanha promove ações nos munícipios, nos estados e pela União durante o mês de agosto para conscientização da população sobre o fim da violência contra a mulher, divulgando serviços da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
De acordo com o Anuário do Fórum Brasileiro da Segurança Pública, em 2022, foram registrados 1.437 casos de feminicídios no Brasil, aumento de 6,1%, em comparação com 2021, com 1.347 casos.
Tentativas de feminicídios também tiveram aumento. Em 2021, foram 2.181 casos registrados e em 2022 o número subiu para 2.563. Nos casos de violência doméstica registrados, o número saltou de 237.596, em 2021, para 245.713 em 2022.
Casos de violência contra a mulher devem ser registrados e as vítimas devem procurar ajuda. Para denunciar há o contato direto com a Central de Atendimento à Mulher no número de abrangência nacional 180. As denúncias podem ser feitas de forma gratuita e confidencial. A central funciona 24 horas, todos os dias da semana e feriados.
A APCEF/RJ apoia e defende a campanha Agosto Lilás por entender ser mais uma ação de combate à violência contra as mulheres. “Infelizmente, sabemos que o Brasil tem números recordes de feminicídios. Isso tem que parar. É importante reconhecer o problema e tomar as ações necessárias que combatam a violência contra as mulheres”, ressalta o presidente da APCEF/RJ, Paulo Matileti.