01/07/2020 18:30

Amor, esporte e união: Atleta da APCEF/RJ e aposentado, José Sérgio Ortiz fala sobre sua história na associação

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

serginho.jpeg

Conhecido como “Russo” ou “Zero meia”, José Sérgio Onaiz tem 75 anos e é associado da APCEF/RJ desde o ano de 1986, quando ingressou na Caixa. Ocupando o cargo de escriturário, o atleta da associação já trabalhou nas agências da Carioca e da Av.Chile, e se aposentou em 2001. Atualmente, possui três filhas, quatro netos, uma bisneta e gosta de estar junto com sua família e amigos, ver filmes e viajar. Frequentador assíduo da Sede Campestre, o associado possui o hobby de jogar futebol e buraco, já representou a APCEF/RJ em diversas modalidades e foi campeão em 2005 nos Jogos Regionais em Ubatuba (SP). “Saber viver a vida” é o seu lema e em conversa com a APCEF/RJ, José Sérgio falou sobre seus anos de história na associação e o amor pelo esporte.

APCEF/RJ - Você é frequentador assíduo da Sede Campestre da APCEF/RJ desde quando e como é a sua relação com aquele espaço verde?
José Sérgio Onaiz – Desde que me associei, frequento toda quarta-feira e aos sábados. A Sede Campestre é um espaço maravilhoso e saudável que muitas pessoas gostariam de ter. Nós, associados, temos o privilégio de passar um final de semana vendo aquele mar de verde, fazendo um churrasco e degustando umas “geladas” com os amigos.   

O que representa para você ter a Sede Campestre para o convívio com a família e amigos?
José Sérgio Onaiz - A Sede se tornou uma segunda casa para nós, onde podemos praticar nossos esportes, comemorar nossas festividades... Enfim, é um espaço maravilhoso que temos para todos associados.

Você tem alguma história curiosa ou engraçada vivida na Sede Campestre?
José Sérgio Onaiz - Sim. Foi em um jogo com os peladeiros que eu estava jogando na zaga. Nosso goleiro resolveu sair jogando e perdeu a bola. Nessa hora, houve uma rebatida de bola e ela foi em direção ao gol. Eu saí desesperado atrás para tentar salvar o gol e não consegui. A turma começou a rir e falar: “Puxa pelo barbante!” e foi muito engraçado! E tem muitas outras histórias... 

Quais esportes você pratica ou praticou na APCEF/RJ e qual o predileto?
José Sérgio Onaiz - Pratiquei futebol, vôlei e futsal. Futebol é o meu predileto porque estou sempre jogando todas as quartas e sábados na nossa Sede e, além disso, quase todos os anos disputamos torneios e olimpíadas.

Quando e de que forma surgiu a sua paixão pelo esporte?
José Sérgio Onaiz - Surgiu desde quando eu era garoto e comecei a jogar bola. No lugar onde eu morava, nossos pais faziam torneios contra as outras ruas vizinhas e ali começou a minha paixão pelo futebol. Além disso, meu pai também me levava para o Maracanã porque, na época, ele gerenciava um bar de um primo e enquanto isso, eu ficava assistindo os jogos do campeonato Carioca. Também já disputei campeonatos de futebol de praia pelo Maravilha, joguei futebol de salão pelo antigo Minerva e hoje jogo pela APCEF e APACEF.

Já representou a APCEF/RJ em algum dos Jogos da Fenae?
José Sérgio Onaiz - Represento desde 1991, quando foi minha primeira Olimpíada Regional em Minas Gerais e até hoje, quando tenho oportunidade, estou junto para defender a nossa APCEF/RJ. Já representei a associação jogando futebol, vôlei, buraco, dominó e atletismo (5 km). Quase todos os anos de olimpíadas foram maravilhosos e ainda é, porque se torna sempre uma grande confraternização. É maravilhoso poder rever os amigos de outros estados e assistir as rivalidades dentro de campo, porque todos querem sempre ganhar. Além disso, você sempre vai adquirindo mais experiência e vendo como as olimpíadas são organizadas. A cada ano tem uma novidade, então sempre tem algo a aprender e é uma oportunidade para quando eu preciso colocar o esporte em prática. 

Você já foi campeão em algum dos jogos da Fenae?
José Sérgio Onaiz - Fui campeão em 2005 nos Jogos Regionais em Ubatuba (SP). Foi emocionante porque foi a primeira vez que fui campeão pela APCEF/RJ e é um fato marcante. Além disso, era um jogo difícil contra um adversário forte, que era o time de Minas, mas conseguimos com muita garra ganhar por 1x0 e fomos campeões.  

Lembra de algum time que participou na APCEF/RJ que tenha te marcado? Por quê?
José Sérgio Onaiz - Foram muitos, mas o que mais marcou foi quando fui campeão pela primeira vez pela APCEF em Ubatuba (SP). Não posso deixar de citar todos que foram campeões: José Sérgio, Marco Aurélio, César Augusto, Marcelo Dusi, Leonardo de Abreu, Sílvio Coderniz, Thiago Ferreira, Franklin Brito, Flávio Randiz, Adauto Ferreira, Arnaldo Gomes, Jorge Luiz, Rafael dos Santos, Altair Nunes, Renato da Silva, Bruno de Oliveira e Paulo de Tarso, e também nossa comissão técnica. Foi com muita determinação e garra que conseguimos nosso objetivo de ser campeão. Uma situação muito interessante foi a vibração da conquista junto com nossos torcedores.

Antes da pandemia você ainda praticava esportes na Sede Campestre?
José Sérgio Onaiz - Praticava futebol e também jogava cartas (buraco e copas fora), as quartas e sábados. Participava do grupo Master e Peladeiros. 

Nesses encontros só a bola rolava ou também havia resenha, cerveja gelada e churrasco?
José Sérgio Onaiz - Além do futebol, também rolava a nossa tradicional resenha às quartas e sábados, com churrascos, caldos e outros petiscos. Mas se Deus quiser, assim que voltarmos, vamos continuar com nosso futebol, nossa indispensável resenha e os outros eventos.

A Sede Campestre está fechada temporariamente por causa da pandemia da COVID-19. Qual a sua expectativa para a reabertura?
José Sérgio Onaiz - Espero que a pandemia da COVID-19 diminua e descubram o mais rápido possível a vacina, para que possamos nos proteger contra o vírus e logo voltarmos à nossa vida normal, praticar as nossas atividades esportivas na nossa APCEF/RJ e rever nossos amigos. Muitos amigos não só do Grupo Master, mas também do Grupo da Pelada são muito queridos por mim. Sinto muita falta do nosso futebol e do nosso bate-papo. Tudo isso é muito importante, principalmente para nossa saúde. Também sinto saudades da nossa cachoeira. Enfim, minha expectativa é que possamos nos reunirmos o mais breve possível.

Você é uma pessoa querida por todos na Caixa, principalmente pelos frequentadores da Sede Campestre, sejam eles empregados ativos ou aposentados. Qual o segredo para essa fraterna relação?
José Sérgio Onaiz
- Graças a Deus! Acredito que o segredo é você sempre dar o respeito para ser respeitado e tratar todos com muito carinho, porque eles me tratam também. Além disso, estar sempre pronto para ajudar, como eles também me ajudam nas horas que preciso e sempre tratar bem a todos, porque sei que irão me tratar melhor ainda. É estar de bem com a vida, sempre alegre, feliz, amoroso com as pessoas com quem convivo tanto na Sede, como em casa e nos lugares que costumo frequentar.

Além de gostar de bater uma bolinha, sabe-se que você é torcedor de todas as equipes esportivas da APCEF/RJ. Recentemente a Roberta Baptista, atleta do futsal feminino da associação, disse que você é o torcedor número um daquela modalidade. Como é essa paixão pela APCEF/RJ e por suas equipes?
José Sérgio Onaiz - Eu tenho um carinho muito especial pela Roberta e também pelas meninas do Futsal. Sempre que elas estão jogando, estou junto para torcer e ajudar tanto fora como dentro de quadra. Também tenho um carinho pelos meninos do society, futsal e todos que participam das olimpíadas. Torço por todos que estão competindo e quando dá, assisto os meninos do futsal, do basquete, do society e quando posso, também fico na sinuca e no buraco. Ali é onde minhas filhas praticamente foram criadas, onde conheci grandes amigos e muitas famílias, onde pratico meus esportes e também deixo meu estresse. Enfim, eu realmente vivo a APCEF/RJ. É a minha paixão. Além disso, todas as equipes que participei foram ótimas e também fiz muito amigos, que tenho até hoje. 

Você recomenda a APCEF/RJ para os empregados da Caixa que ainda não são associados? Qual mensagem você registra para eles?
José Sérgio Onaiz - Claro que sim! Sempre quando estou com um funcionário da Caixa, pergunto se é associado e quando diz que não, pergunto se já fez uma visita para conhecer nossa associação. Sugiro aos empregados que ainda não conhecem, tirar um sábado ou domingo para levar a família e conhecer a sede. Tenho certeza de que vão gostar. Levem, principalmente, seus filhos. É um local arejado, arborizado e caso pratique algum esporte, venha participar com conosco. Além disso, também pode participar das Olimpíadas. Aos sábados, nós temos nossa pelada e depois o melhor: a nossa resenha com churrasco e cerveja gelada. Não deixe de visitar nossa associação. Tenho certeza de que vai querer participar da nossa família APCEF/RJ.

Qual a sua avaliação da atual gestão da APCEF/RJ, presidida por Paulo Matileti?
José Sérgio Onaiz - Conheço o nosso presidente Paulo Matileti desde o EX-BNH. Ele está tentando fazer o melhor para a nossa sede, tanto que já temos algumas melhorias. Ainda existem muitos problemas, mas ele está tentando resolver da melhor maneira possível e sei que vai conseguir, porque ele procura o melhor para nossa APCEF/RJ e nós, associados, temos também de colaborar com ele.

Deixe aqui a sua mensagem aos empregados da Caixa (ativos e aposentados), aos associados e aos frequentadores da Sede Campestre de Jacarepaguá.
José Sérgio Onaiz - Que Deus abençoe a todos e ilumine sempre seus caminhos. Agradeço a todos pelo carinho que têm por minha pessoa. Fico muito feliz por serem essas pessoas maravilhosas e que adoro de coração. E deixa a vida me levar! Um forte abraço e um grande beijo no coração de todos.

Clique aqui e conheça um pouco da trajetória de José Sérgio.

Compartilhe