19/07/2024 14:55

APCEF/RJ e Fenae levam inclusão digital para jovens do Rio em projeto social

WhatsApp Image 2024-07-18 at 11.44.47.jpeg

Acesse as redes da Apcef/RJ:

O Movimento Solidário foi criado em 2005 e atua como programa de responsabilidade social da Fenae, realizado em parceria com empresas, e com a essencial colaboração de empregados da Caixa de todo o País. Através de projetos, e hoje, no 3° edital, contempla o projeto “Informática para crescer”, no Rio de Janeiro, para as crianças e adolescentes que moram na comunidade do Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, voltado para a inclusão digital para crianças e adolescentes.

Através do edital do Movimento Solidário, a Fenae e APCEF/RJ, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, visa melhorar a vida de crianças e de jovens há três anos. O presidente da Apcef/RJ, Paulo Cesar Matileti, conta que o trabalho com as crianças da comunidade tem proporcionado oportunidades valiosas para elas e para as famílias. Essa comunidade do Rio das Pedras é considerada a terceira maior favela do Brasil.

“As pessoas que fazem parte deste projeto são extremamente comprometidas. Estamos acompanhando este trabalho há três anos e temos ido aos locais de formação e visto crianças que, aos 8 ou 10 anos, não sabiam ler, mas que agora estão desenvolvendo sua capacidade de leitura e aprendizado. Isso é algo que não tem preço e é extremamente gratificante”, defende Paulo Matileti.

"Além do trabalho de inclusão social, a APCEF/RJ promove integração às crianças dessa comunidade, abrindo as portas da Sede Campestre todo ano para que elas contemplem a natureza local da Mata Atlântica e curtam as piscinas, quadras esportivas, e brinquem à vontade contempladas com lanches e almoço mantendo suas energias, o que é muito gratificante ao perceber o sorriso delas", completa Matileti.

Essas crianças e adolescentes que moram na comunidade crescem em um lugar sem infraestrutura adequada e esse projeto “Informática para crescer” da Federação e Apcef/RJ oferece aulas para menores em situação de vulnerabilidade social, visando, naturalmente, quebrar a barreira do achatamento cultural.

Compartilhe