APCEF/RJ inaugura, em 8 de novembro, o Centro Cultural Pedro Eugênio na Sede Campestre
Acesse as redes da Apcef/RJ:
APCEF/RJ inaugura, em 8 de novembro, o Centro Cultural Pedro Eugênio na Sede Campestre
O dia 8 de novembro de 2025 será de emoção e significado para a história do movimento associativo. Nesta data, a APCEF/RJ inaugura o Centro Cultural Pedro Eugênio, na Sede Campestre de Jacarepaguá. Concebido como homenagem póstuma ao legado de compromisso, luta e força de Pedro Eugênio Beneduzzi Leite, o espaço eterniza sua trajetória dedicada à Fenae, às Apcefs e à defesa da Caixa pública, da democracia e dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores.
O novo espaço, construído no local do antigo ginásio da Sede, soma 1.200 m² de área e um mezanino de 700 m², projetado para acolher atividades culturais, encontros sociais e eventos que reforcem a integração entre empregados e empregadas da Caixa e seus familiares.
A homenagem reconhece a trajetória de Pedro Eugênio, o inesquecível “Datagênio”, que desde 1982 dedicou sua vida à defesa dos trabalhadores e à valorização da Caixa. Sua atuação firme na APCEF/PR, no Sindicato dos Bancários de Curitiba e à frente da Fenae, entre 2008 e 2014, deixou marcas profundas, incluindo a reinserção da APCEF/RJ no movimento nacional. Falecido em 24 de março de 2021, Pedro Eugênio permanece vivo na memória coletiva como um defensor incansável da Caixa pública e do papel social da instituição.
“Mais do que uma obra, o Centro Cultural Pedro Eugênio simboliza nossa história e a continuidade de um legado de luta e solidariedade. Associados, empregados da Caixa e familiares estão convidados a participar deste momento especial, que unirá memória e reconhecimento”, afirmou o presidente da APCEF/RJ, Paulo Matileti, ao anunciar a inauguração.