06/07/2020 19:40

Após cobrança dos trabalhadores, Caixa atualiza protocolo de saúde e segurança

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

WhatsApp Image 2020-07-06 at 16.04.18.jpeg

Na última semana, a Caixa anunciou uma nova mudança no Protocolo do Gestor do Banco, após forte cobrança dos empregados. Essa é a quarta mudança no protocolo, que traz uma atualização das diretrizes para prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da covid-19 em ambiente de trabalho.

Vale lembrar que a Caixa só reviu o documento após ser criticada pela Contraf-CUT e pelo movimento sindical. Agora, os casos suspeitos e confirmados de infectados por coronavírus voltarão a ter afastamento de 14 dias. Além disso, condutas que não eram previstas no protocolo anterior foram revistas.

Agora, o empregado que tiver contato com um caso confirmado da covid-19 por mais de 15 minutos e a menos de um metro de distância, mesmo que apresente exame com resultado negativo, será colocado em projeto remoto por precaução. Outro ponto importante nesse protocolo é a ampliação dos atestados contendo CID ligado à COVID-19 (CID B34.2 – B97.2 – U07.1 – U07.2), SRAG ou expressão “suspeito de COVID-19″.

No mais, a questão dos testes para os empregados também avançou. O empregado que tiver contato com um caso confirmado da covid-19, durante mais de 15 minutos e a menos de um metro de distância, será direcionado para realização de Exame Laboratorial para averiguar a hipótese de contaminação. Vale lembrar que a responsabilidade de checar com a área de Pessoas se existe fornecedor habilitado para a realização de testagem naquela região, é da unidade.

“A Caixa finalmente reviu algumas medidas de proteção que são positivas para os empregados, principalmente nesse momento em que a curva de contaminados não para de crescer. Por isso, reforçamos sempre a necessidade reivindicação. Não vamos parar”, declarou o Presidente da APCEF/RJ, Paulo Matileti.

Compartilhe