Após pressão dos empregados, hoje tem reunião de negociação sobre o Saúde Caixa
Acesse as redes da Apcef/RJ:
Após diversas manifestações e protestos ocorridos por todo o Brasil no Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa, em 30 de outubro, o banco sentiu a pressão dos empregados da Caixa e das entidades representativas e atende ao pedido do Comando Nacional dos Bancários e volta às negociações sobre o plano de saúde.
A reunião será realizada hoje, 1° de novembro, às 11h30, em Brasília. O encontro será de grande importância, pois sem avanços positivos para os empregados da Caixa será impossível manter o plano viável para todos os empregados, tanto da ativa quanto aos aposentados.
Os empregados esperam proposta do banco para renovação do acordo sobre o plano, cuja vigência termina no final deste ano. A Caixa, por sua vez, insiste em limitar sua participação no custeio a 6,5% da folha de pagamento, incluído no estatuto do banco no governo passado.
O teto impede a manutenção do modelo de custeio 70/30, que define que 70% dos custos devem ser arcados pelo banco e 30% pelos usuários do plano. Ou seja, a decisão do banco ocasionaria aumento nas contribuições realizadas pelos empregados. Outro agravante foi a apresentação pela Caixa de projeções para o futuro do plano insinuando cobrança por faixa etária.
“A retomada das negociações sobre o Saúde Caixa mostra claramente que, mais uma vez, a união dos empregados e das entidades representativas fizeram a força e pressionaram o banco. Estamos em luta e atentos esperando por boas notícias”, destaca o presidente da APCEF/RJ, Paulo Matileti.