07/06/2021 12:00

Autocuidado: 3 dicas para cuidar da saúde na rotina

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

WhatsApp Image 2021-06-04 at 13.34.42.jpeg

Muitas vezes, presas na rotina, nos afazeres e obrigações da vida diária, as pessoas se esquecem de olhar para dentro e cuidar de si mesmas. O autocuidado é fundamental para a manutenção da saúde e bem-estar, principalmente em momentos conturbados como este que estamos enfrentando no momento. É compreensível ter menos disposição para fazer exercícios ou preparar uma alimentação balanceada - mas autocuidado não precisa ser algo dispendioso e cansativo. Confira algumas dicas para inserir o autocuidado na rotina: 

1 - Cuide do seu sono

O clichê das “8 horas de sono por noite”, não se aplica a todo mundo, mas é fato inegável que o sono tem um papel bem importante na regulação da saúde e bom funcionamento do corpo. Mais do que quantidade, é sobre qualidade. Quando você acorda, se sente verdadeiramente descansado? Para ter um sono de qualidade, é importante levar em consideração a rotina antes do horário de dormir (desligar todos os aparelhos eletrônicos pelo menos uma hora antes de deitar, por exemplo, pode ser uma boa dica), o ambiente onde se dorme, entre outros fatores. Se o corpo não descansa, ele dá sinais. É importante prestar atenção!

2 - Busque ter momentos prazerosos e relaxantes no dia-a-dia

Não espere o fim de semana ou feriado para relaxar! Ninguém pode ficar ligado no 220V 24h por dia. Procure incluir coisas que proporcionem prazer, como comer uma boa refeição na companhia da família, ler um bom livro no final do dia, brincar com os filhos, meditar... O importante é que os momentos que tragam alegria sejam constantes, e não exceção.

3 - Movimente-se regularmente

Além de liberar endorfina (hormônio que dá sensação de bem-estar), a atividade física é fundamental para a manutenção da saúde. Mas não pense que é necessário ir à academia, correr 10km ou fazer crossfit. O importante é movimentar-se! Seja uma caminhada ao ar livre (levando em conta a sua proteção e a dos outros à sua volta), yoga em casa ou até atividades domésticas, a ideia é não ficar parado. 

A sua saúde importa! Cuide-se. 

Compartilhe