03/07/2024 11:20

Bancários reivindicam jornada de 4 dias semanais e ajuda de custo no teletrabalho

CAPA - MATERIA APCEF _1_.png

Acesse as redes da Apcef/RJ:

A Campanha Nacional dos Bancários segue com reivindicações dos trabalhadores sendo apresentadas. Assim, em reunião entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), ocorrida ontem, 2 de julho, foi apresentada a reivindicação dos trabalhadores para redução da jornada de trabalho semanal de cinco para quatro dias, além de reajustes nas verbas das cláusulas de teletrabalho.

Jornada de 4 dias - No encontro, foram apresentados dados que mostraram impactos positivos na saúde física e mental de trabalhadores que praticaram a jornada de 4 dias. Além da melhora da saúde, houve aumento da produtividade dos empregados e da receita das empresas e diminuição de faltas. A jornada de quatro dias semanais apareceu como prioridade para 42% dos trabalhadores que responderam à Consulta Nacional dos Bancários de 2024, somente atrás de manutenção de direitos (70%); emprego (49%) e combate ao assédio moral (45%).

Teletrabalho - Com relação ao teletrabalho, de acordo com o Comando Nacional dos Bancários é necessária a ampliação do valor da ajuda de custo aos trabalhadores em home office, afinal itens que impactam o teletrabalho na categoria, como despesas domésticas, ar-condicionado, aluguel, taxas, energia elétrica residencial e plano de telefonia móvel aumentaram significativamente. A Fenaban informou que, atualmente, 33% dos bancários estão em home office, ou seja, 143 mil trabalhadores. Do total de bancários em teletrabalho, 91% estão no modelo híbrido e 9% no modelo totalmente remoto. No entanto, não há garantia da manutenção desses percentuais. O Comando Nacional dos Bancários reforçou a cobrança por ampliação do home office. 
 

Compartilhe