26/02/2021 13:23

Caixa cria novo modelo de autenticação, mas não oferece suporte para empregados

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

WhatsApp Image 2021-02-26 at 10.08.31.jpeg

Um novo sistema digital está sendo implementado pela Caixa. A proposta é realizar um modelo de autenticação de acesso aos sistemas corporativos do banco através de um celular, o que segundo a empresa, aumentaria a segurança no acesso dos trabalhadores. Contudo, a Caixa não disponibilizou aparelhos corporativos para seus empregados realizarem o procedimento, obrigando-os a utilizarem seu smartphone pessoal.

Ciente do problema e indignada com a falta de respeito com os trabalhadores, a Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) solicitou uma mesa de negociação com o banco para tratar do assunto. A Comissão também pediu suspensão imediata da implementação do sistema, uma vez que a Caixa não realizou nenhum tipo de debate prévio com os empregados sobre o assunto e não deu orientação completa acerca do uso do modelo de autentifcação - e consequentemente, não deu sinais de que pretende arcar com os custos para o uso da nova ferramenta.

Até agora, os poucos comunicados feitos pelo banco não citam reembolso ou contraprestação aos empregados pelo uso de seus recursos pessoais para o trabalho. Além disso, diversos relatos de trabalhadores que não conseguem acessar o sistema, por conta de problemas na aplicação do Múltiplo Fator de Autenticação (MFA), chegaram às entidades representativas. 

O que é Múltiplo Fator de Autenticação?
O MFA é a combinação de dois ou mais métodos de autenticação, onde o usuário é solicitado a confirmar a identidade no acesso a algum serviço. Na Caixa, a confirmação será em duas etapas: através de login e senha da rede Caixa, e aprovação do acesso por meio de aplicativo no celular.

Compartilhe