19/05/2023 09:46

Caixa irá analisar fim da função por minuto

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

capa _55_.jpg

O Grupo de Trabalho dos empregados da Caixa (GT) se reuniu ontem (18) com representantes do banco para tratar sobre questões específicas dos trabalhadores que exercem as funções de caixas, tesoureiros e avaliadores de penhor. Um dos principais pontos debatidos foi o fim da função por minuto, que o banco está analisando. A Caixa informou que a extinção da função por minuto depende de reorganização da gestão, pois a medida gera impactos financeiros.

Com relação aos tesoureiros, o banco foi questionando sobre uma possível redução da jornada de trabalho dos profissionais, de 8 para 6 horas, mas a Caixa disse que não existe nenhuma orientação neste sentido e que é preciso analisar casos específicos.

Já para os avaliadores de penhor, a Caixa implementou algumas demandas dos empregados como a habilitação do SISAG - Sistema de Automação de Produtos e Serviços Bancários de Agência - para autenticar guias de penhor de valores superiores a 10 mil reais.

Na reunião, a Caixa anunciou que serão aplicados R$ 115 milhões para mudança de mobiliário de 500 a 600 agências com adaptação para PCDs. Serão mesas e cadeiras autorreguláveis.

O GT solicitou também ao banco que as reuniões sejam realizadas em menor período de tempo e que a ata seja aprimorada, a fim de facilitar o cumprimento das reivindicações atendidas e permitir o acompanhamento do que está sendo feito. O GT pediu à Caixa que resgate as atribuições previstas no RH183 e compare com o que, de fato, os empregados vêm fazendo para acabar com desvio de funções.

Sobre as últimas demandas a Caixa ainda não respondeu. Uma nova reunião deverá ser marcada em breve.

“Os representantes dos empregados da Caixa já conquistaram avanços e do outro lado o banco se mostra aberto ao diálogo. Por isso, é necessário continuarmos a pressionar para que todas as demandas sejam atendidas”, afirma Paulo Matileti, presidente da APCEF/RJ.

Compartilhe