25/08/2020 19:31

Caixa não apresenta propostas para PLR e Saúde Caixa em nova reunião de negociação do ACT

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

WhatsApp Image 2020-08-25 at 13.26.27.jpeg

 

A sexta reunião virtual de negociação entre a Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) e o banco aconteceu na última segunda-feira (24). O objetivo da negociação é definir o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos empregados.

No encontro, a CEE/Caixa reivindicou a não abertura das agências aos sábados, já que não há mais qualquer justificativa para isso, e também reiterou a cobrança do pagamento de remuneração ou compensação aos empregados que trabalham aos sábados e não marcam ponto. Além disso, a apresentação de uma proposta global para ser apreciada nas assembleias também foi cobrada. Por sua vez, a Caixa se comprometeu a reavaliar a demanda da abertura aos finais de semana, bem como a demanda dos trabalhadores.

No que diz respeito à Participação nos Lucros e Resultados (PLR), a Caixa disse que irá aguardar as definições da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para apresentar sua proposta. Segundo o banco, a direção da empresa valoriza o esforço dos empregados, mas afirma que existe um limite para o pagamento da PLR na resolução 09 da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) de pagar, no máximo, 25% do que a empresa paga de dividendos para o controlador – o que limitaria a distribuição para 6,25% do LL (LL que deve ser substancialmente menor que o de 2019). Logo, não haveria maneiras de formular uma proposta neste momento. Dessa forma, a questão da PLR deverá voltar para a mesa de negociação na próxima quarta-feira (26).

No mais, a questão do Saúde Caixa ainda continua sem definição. De acordo com o banco, novas propostas estão sendo buscadas para o plano de saúde – demanda que também envolve a Sest. A Caixa, por fim, informou que fará esforços para cumprir o que for definido na mesa unificada.

"Por ora, iremos aguardar os resultados da reunião entre a Fenaban e o Comando Nacional para cobrar um novo posicionamento da Caixa. Contudo, não podemos desistir. Os empregados merecem a PLR, especialmente os que vieram trabalhando na linha de frente no atendimento à população durante essa pandemia", declarou o Presidente da APCEF/RJ, Paulo Matileti.

 

Compartilhe