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Caixa não apresenta relatórios atuarial e financeiro de 2020 do Saúde Caixa

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Apesar de ter reafirmado novamente o compromisso pela transparência do Saúde Caixa, o banco não apresentou, mais uma vez, os relatórios atuarial e financeiro de 2020 do Saúde Caixa aos membros eleitos do Conselho de Usuários na reunião de terça-feira (15). O encontro dessa semana foi o último do ano.

A justificativa apresentada pelos representantes do banco foi a contratação de uma nova empresa há duas semanas atrás. De acordo com a Caixa, essa mudança atrapalhou a realização das projeções e impossibilitou que o trabalho fosse concluído a tempo, com validação do documento por parte das áreas técnicas. Diante do exposto e dos protestos dos conselheiros eleitos, foi agendada uma nova reunião para o dia 15 de janeiro de 2021, com a Caixa se comprometendo a apresentar os relatórios atuarial (com projeção para 2021) e financeiro (referente ao exercício de 2020). Todos os documentos têm previsão de estarem disponíveis no fim deste mês.

Os conselheiros ressaltaram que a não apresentação dos documentos na data prometida tem sido algo recorrente, o que vai contra o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Vale lembrar ainda que a reunião de análise dos relatórios é extremamente necessária para a avaliação do desempenho do Saúde Caixa, em especial neste ano com a atual pandemia de COVID-19. Para a conclusão dos documentos, os conselheiros eleitos ficaram de encaminhar à Gerência Nacional de Assistência à Saúde (Gesad) alguns apontamentos ou propostas até a próxima quinta-feira (17).

Ainda durante o encontro, foi cobrada novamente a instalação do Grupo de Trabalho - Saúde Caixa, uma conquista da Campanha Nacional dos Bancários 2020, além da cobrança pelo compromisso de fortalecimento e transparência do plano pela Caixa. Os representantes do banco, por outro lado, alegaram limitações de gestão no fornecimento de informações detalhadas sobre o conteúdo dos documentos e prestaram esclarecimentos de maneira resumida sobre alguns itens da pauta.

Uma das questões levantadas foi a respeito do processo de reestruturação na Vice-Presidência de Pessoas (Vipes) e as mudanças no âmbito da Gesap. Informações também foram dadas sobre temas como o atendimento especializado para portadores de autismo e outras patologias, a instabilidade dos sistemas de acesso do atendimento do Saúde Caixa e as expulsões de usuários por falta de atualização cadastral e por ausência de cobrança, além de interrupções nos processos de credenciamento. Contudo, para Zuleida Martins Rosa, coordenadora da bancada dos conselheiros eleitos, a falta de informações mais detalhadas é um problema que requer solução urgente.

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