Câmara dos Deputados debaterá transferência das loterias para subsidiárias
Acesse as redes da Apcef/RJ:
Será realizada amanhã, 3 de abril, a partir das 14h, audiência pública na Câmara dos Deputados a fim de debater a transferência das loterias para subsidiárias. A audiência é um pedido da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT) e da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae).
A APCEF/RJ é contra a transferência das loterias para subsidiárias e considera a atitude um ataque à autonomia da Caixa como banco 100% público. As loterias federais são administradas pela Caixa desde 1962 e só podem cumprir papel social porque a administração é centralizada no banco público.
Cerca de 40% do lucro da Caixa com as loterias são destinados para investimentos em educação, saúde e outros diversos projetos sociais em prol da população brasileira. E isso só é possível porque a gestão da Caixa é pública. Se a privatização ocorrer, os benefícios sociais poderão ser extintos.
“É um absurdo o desejo de tirar do banco público a administração das loterias. A Caixa é o banco dos brasileiros, dos programas sociais e os valores das loterias são destinados para programas sociais do governo federal nas áreas de seguridade social, educação, saúde, cultura, esporte e segurança pública. Não deixaremos a privatização camuflada acontecer”, ressalta o presidente da APCEF/RJ, Paulo Matileti.