05/08/2020 13:09

Campanha Nacional: Cláusula para regulamentar teletrabalho é apresentada à Fenaban

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

2020-08-05.jpg

Na reunião de negociação realizada na última terça-feira (4), o Comando Nacional dos Bancários apresentou à Fenaban, uma série de propostas para regulamentar o teletrabalho. As medidas, que foram formuladas através do resultado de uma pesquisa feita pelo Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas (Dieese), serviram de base para a cláusula 56 da minuta de reivindicações, específica sobre o tema.

Através do estudo, foi comprovado o tamanho do impacto que o home office provocou na vida de muitos bancários. Dentre as problemáticas, que foram levantadas durante a reunião, estão o agravamento da saúde após o home office, custos com equipamentos não compensados pelos bancos e jornadas de trabalho excessivas. 

Como resposta, a Fenaban alegou que inicialmente não há um consenso entre os bancos sobre negociar o tema. Segundo a Federação, alguns desejam promover negociações individuais com empregados ou Acordos Coletivos por banco. No entanto, o Comando cobrou que o teletrabalho passe por negociação coletiva e, por fim, os representantes da Fenaban afirmaram que irão reavaliar e realinhar suas posições sobre o caso. 

“A pesquisa foi imprescindível para alertar sobre a enorme necessidade de uma nova regulamentação acerca do teletrabalho. Não podemos aceitar que isso seja imposto aos bancários dessa forma, sem uma negociação coletiva e sem novas condições de trabalho. Como foi visto, muitos não possuem um ambiente favorável para atuar dentro de suas casas e além disso, estão sofrendo com jornadas excessivas. Precisamos de mudanças!” afirmou Paulo Matileti, Presidente da APCEF/RJ.

Lembrando que a próxima reunião de negociação acontecerá quinta-feira (6) e será debatida a questão do emprego. 

Compartilhe