14/08/2024 09:12

Campanha Nacional dos Bancários: bancos não apresentam propostas de aumento salarial

CAPA - MATERIA APCEF _60_.jpg

Acesse as redes da Apcef/RJ:

Em mais uma rodada de negociação da Campanha Nacional dos Bancários 2024, ocorrida ontem (13), para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria bancária, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) não apresentou qualquer proposta referente às reivindicações das cláusulas econômicas. Vale lembrar que as demandas da categoria incluem aumento real dos salários, melhorias na Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e ajustes nas demais remunerações, como os vales alimentação e refeição (VA/VR), entre outros.

Os representantes da Fenaban justificaram a ausência de propostas alegando a necessidade de manter a competitividade no setor bancário. A partir daí o Comando Nacional dos Bancários prontamente contestou essa justificativa, destacando que os bancos continuam a manter uma presença sólida e segura no mercado financeiro do país.

Além das cláusulas econômicas, onde se destaca a reivindicação de aumento salarial, o Comando Nacional pressionou os bancos por respostas a várias solicitações ainda não atendidas, como as demandas dos pais de PCDs, medidas para combater o endividamento dos bancários, respeito ao direito à desconexão, combate à terceirização, garantia de empregos, redução da jornada para quatro dias, ampliação do teletrabalho, entre outras.

Os trabalhadores exigiram que, na próxima reunião, marcada para 20 de agosto, a Fenaban apresente respostas concretas. A entidade sinalizou que trará as propostas discutidas na última terça-feira, mas não garantiu que abordará todas as reivindicações, incluindo as de ordem econômica, como o aumento salarial real e melhorias nas demais verbas. As próximas rodadas de negociações ocorrerão em 20 e 21 de agosto.
 

Compartilhe