Com foco social e participação dos trabalhadores, Fundação Caixa é aprovada na Câmara
Acesse as redes da Apcef/RJ:
A Câmara dos Deputados aprovou, em 10 de setembro, o Projeto de Lei nº 1.312/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a criação da Fundação Caixa, instituição sem fins lucrativos ligada à Caixa Econômica Federal. A proposta segue para o Senado.
Com foco em reduzir desigualdades e apoiar o desenvolvimento sustentável, a Fundação atuará em educação, cultura, assistência social, esporte, ciência, tecnologia e inovação.
A governança terá conselho curador, diretoria executiva e conselho fiscal. Graças a emenda da Fenae, apresentada pela deputada Erika Kokay e acatada pelo relator, dois representantes eleitos pelos empregados integrarão o conselho curador, instância máxima da Fundação.
Para o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, a medida garante legitimidade e transparência: “Não poderia existir uma fundação vinculada à Caixa sem a presença dos seus empregados na governança.”
Com autonomia financeira e patrimonial, mas sujeita à auditoria do TCU, a Fundação Caixa tem potencial para se tornar instrumento estratégico na ampliação de políticas públicas e no fortalecimento do papel social do banco.
“A participação dos empregados assegura decisões mais justas e alinhadas às necessidades da sociedade”, disse Paulo Matileti, presidente da APCEF/RJ.