Comando aceita proposta da Fenaban de 4,64% de reajuste nos salários. Assembleias decidirão
Acesse as redes da Apcef/RJ:
Após quase três meses de negociações, que incluíram treze longas rodadas de discussões, o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban chegaram a um acordo. No último sábado (31), a Federação dos Bancos apresentou uma proposta que garante a unidade da categoria, mantendo todos os direitos existentes e adicionando 10 novas cláusulas para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para 2024 e 2025.
A proposta inclui um reajuste de 4,64% nos salários e demais verbas, como vales alimentação (VA), refeição (VR), auxílio creche/babá e participação nos lucros e resultados (PLR) para este ano, com um INPC estimado em 3,91%, resultando em um ganho real de 0,7%. Para 2025, está previsto um aumento real de 0,6% para salários, PLR, VA/VR e demais cláusulas econômicas.
"Os bancos tentaram dividir a categoria, retirar direitos e fizeram de tudo para rebaixar o reajuste, para que ficasse inferior à inflação. Foi uma negociação muito difícil”, destacou a coordenadora do Comando Nacional dos Bancários e presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira. Para as assembleias que serão realizadas na próxima quarta-feira, dia 4 de setembro, o Comando indica a aprovação.