28/09/2023 10:16

Comando dos Bancários quer avanço nas negociações sobre pautas da 25ª Conferência Nacional

CAPA - MATERIA - 2023-09-28T100855.087.jpg

Acesse as redes da Apcef/RJ:

Em reunião ocorrida ontem, 27 de setembro, o Comando Nacional dos Bancários, as Comissões de Organização dos Empregados (COEs) e entidades representativas dos empregados debateram a definição dos próximos passos para o encaminhamento das resoluções tomadas durante a 25ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, realizada entre os dias 4 e 6 de agosto, em São Paulo. 

Dentre os temas debatidos, a melhoria da saúde mental dos empregados está entre as principais cobranças das entidades aos bancos. Os problemas de saúde advindos de causas mentais vêm aumentando expressivamente entre a categoria conforme demonstrou a Consulta Nacional dos Bancários 2023. 

De acordo com a Consulta, para 68% da categoria a cobrança abusiva de metas causa preocupação constante com o trabalho; para 61% cansaço e fadiga constante; para 52% leva à desmotivação e vontade de não ir para o trabalho. Diante desse cenário, o Comando Nacional dos Bancários realizará, em outubro, a Pesquisa de Saúde do Trabalhador Bancário com o objetivo de entender as patologias do trabalho nos bancos e compreender os modelos de gestão.

A pesquisa servirá para a produção de relatório para propor ações de combate aos fatores e riscos do adoecimento dos bancários e, principalmente, denunciar as patologias da sobrecarga e da violência causadas pelos modelos de gestão praticados pelos bancos. O link será disponibilizado em breve. 

Na reunião, outra pauta prioritária discutida foi a reforma tributária. A Contraf-CUT informou que está em processo de finalização uma cartilha sobre a reforma tributária e que uma data será definida para um tuitaço, com o objetivo de colocar o tema em destaque nas redes sociais. Hoje, 28, inclusive, ao longo do dia, será realizado o Seminário Reforma Tributária para um Brasil Socialmente Justo, em São Paulo.

Outra reforma importante é a sindical. Ficou definido pelo Comando Nacional dos Bancários que a Contraf-CUT, sindicatos e federações devem realizar debates internos para formação dos dirigentes sindicais e reforçar ações que demonstrem a importância dos sindicatos para a defesa dos direitos dos trabalhadores e da democracia.

Para dar andamento às ações debatidas, o Comando Nacional dos Bancários pediu fortalecimento dos comitês de luta dos trabalhadores. Numa próxima reunião, em data a ser definida, serão debatidas pautas sobre a organização dos bancários e democratização das plataformas digitais. 

Compartilhe