17/03/2020 19:43

Comitê de crise busca proteção dos bancários contra o coronavírus

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

pandemia.jpeg

Na última segunda-feira (16), ocorreu uma reunião entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Lá, foi decidida a criação de um comitê de crise com foco em definir medidas preventivas a serem tomadas pelos bancos acerca do novo coronavírus (COVID-19). A finalidade é proteger a saúde dos bancários que se encontram expostos nessa situação de risco.

Tudo porque as entidades representativas dos trabalhadores têm demonstrado enorme preocupação com o estado de saúde dos bancários no ambiente de trabalho, principalmente do grupo de risco – gestantes, idosos, diabéticos, hipertensos e pessoas com problemas respiratórios. Assim, durante a reunião, foram feitas reivindicações como esclarecimento das medidas de proteção que serão adotadas pelos bancos, adoção de home office ou antecipação das férias para os cargos que não se enquadram no esquema de trabalho à distância, controle de acesso às agências para evitar aglomerações, reforço nos procedimentos de higiene, retirada do serviço de autoatendimento, dentre outros. Algumas dessas reivindicações já estão sendo adotadas pelos bancos após o Comando Nacional enviar um ofício na última quinta-feira (12) à Fenaban.

“É um absurdo o que está acontecendo. Em um cenário de pandemia, os bancários, assim como todos os trabalhadores, deviam estar protegidos em suas casas ao invés de expostos à doença e sem nenhum tipo de medida preventiva eficiente. Precisamos lutar por isso, é um direito nosso como trabalhador. A Diretoria da APCEF/RJ engrossa as fileiras nessa luta em defesa da saúde de todos", disse o Presidente da APCEF/RJ, Paulo Matileti.

Compartilhe