02/06/2020 15:21

Covid-19: Bancários infectados devem fazer abertura da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

2020-06-02 _2_.png

A Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) está orientando a todos os empregados infectados pela Covid-19 a procurar o banco para abrir a Comunicação de Acidente de Trabalho. O documento, mais conhecido como CAT, é emitido para reconhecer tanto um acidente de trabalho ou de trajeto bem como uma doença ocupacional. 

Lembrando que, recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu que a contaminação por coronavírus se caracteriza como acidente de trabalho. Portanto, diante da exposição que são colocados os empregados da Caixa diariamente, o banco deve ter responsabilidade pelo tratamento da doença e até mesmo por eventual sequela deixada. 

Vale ressaltar que caso o banco demore ou se negue a emitir, os trabalhadores podem recorrer ao sindicato de sua base para emitir o documento e também denunciar a situação. 

“Sabe-se do risco que esses trabalhadores correm diariamente dentro das agências, principalmente devido às aglomerações causadas pelo atendimento ao auxílio emergencial. Portanto, é de extrema importância que esse processo ocorra, visto que assim ficará mais fácil que o empregado contaminado ou familiares busquem seus direitos na Justiça. A APCEF/RJ gostaria de lembrar a todos que não esqueçam de fazer a emissão do documento” alertou Paulo Matileti, Presidente da APCEF/RJ.

 

 

 

Compartilhe