24/11/2021 09:00

Craque na Caixa e nas piscinas, Renato Corrêa concede entrevista exclusiva e fala sobre sua paixão pela natação

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

Design sem nome.jpg

Renato Corrêa, 51 anos, associado da APCEF/RJ desde 2006, formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pós-graduado em Controladoria e Finanças pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) é o entrevistado do mês de novembro do portal da APCEF/RJ. Na Caixa desde o ano 2000, Renato teve passagens reconhecidas e marcantes pelas agências Imperial, José Clemente, Niterói, São Gonçalo e Icaraí, além de ter atuado na GIRIS e na Superintendência Regional Centro Leste (antiga SR Centro Leste), até chegar à Agência Alcântara, em São Gonçalo, onde atua como Gerente de Varejo. Esportista desde criança, Corrêa não esconde de ninguém seu gosto e prazer pelos esportes, em especial pela natação, sua grande paixão. Confira abaixo as opiniões de Renato Corrêa e sua expectativa para a etapa Classificatória dos Jogos da Fenae, que ocorrerá em Brasília entre os meses de junho e julho de 2022. 

 

APCEFR/RJ - Desde quando vem a sua paixão pela natação e como surgiu?

RENATO CORRÊA – Nadei na minha infância dos 6 aos 17 anos, quando tomei gosto pela NATAÇÃO; no início, apenas visando a melhora de uma bronquite, depois começaram as competições locais, no município e estudantis e me destaquei nas competições estaduais, chegando a ganhar algumas competições do Intercolegial do GLOBO e um do JEBs – Jogos Escolares Brasileiros, além de disputa de campeonatos estaduais. 

 

Fale um pouco sobre seu esporte predileto, rotinas de treinamentos e trajetória antes de entrar na Caixa.

RENATO CORRÊA – Após parar de nadar quando terminei o Ensino Médio, devido ao trabalho na época, faculdade e etc. fiquei praticamente 20 anos sem nadar e fazer qualquer esporte. Nessa época, minha saúde, devido ao estresse do trabalho e do sedentarismo, não estava muito boa (sentia cansaço e meus exames davam sempre colesterol alto e algumas alterações). Em meados de 2006, fiquei sabendo que existiam os Jogos da Fenae e que a APCEF/RJ disputava e me chamaram para participar da seletiva da equipe de natação. Mesmo sem treinar, me classifiquei. Por causa dos Jogos da Fenae, resolvi voltar a treinar 2 a 3 vezes por semana, após retornar dos Jogos com uma medalha de Bronze conquistada lá.

 

Qual foi a primeira competição que você disputou representando a APCEF/RJ?

RENATO CORRÊA – A primeira participação em Jogos pela APCEF/RJ foi em 2006 na cidade de Blumenau/SC e, mesmo sem treinar na época e parado totalmente há quase 20 anos, consegui chegar em duas finais, conquistando uma medalha de bronze (3º lugar) nos 50m borboleta e um 5º lugar nos 50m costas, o que me animou para voltar a treinar e disputar novamente competições. Foi realmente maravilhoso participar desse evento e, na época, disse para mim mesmo que não perderia esses Jogos por nada a partir de então. 

 

De lá para cá disputou outras?

RENATO CORRÊA – A partir dos Jogos de 2006 (meu primeiro), participei de todas as outras edições, sempre conquistando várias medalhas e muitos amigos, principalmente. Os Nacionais (Jogos da Fenae) acontecem a cada 2 anos e os Regionais intercalados com o nacional, também a cada 2 anos. Minhas disputas e resultados foram os seguintes nesse período: Fenae 2006 (Blumenau/SC) – 1 medalha de bronze (50m borboleta); REGIONAL SUDESTE 2007 (Rio das Ostras/RJ) – 3 medalhas de ouro e 1 de prata; Fenae 2008 (Brasília/DF) - 1 medalha de ouro (50m borboleta); REGIONAL SUL SUDESTE 2009 (Curitiba/PR) – 2 medalhas de ouro e 1 de bronze; Fenae 2010 (Fortaleza/CE) – 1 medalha de bronze (Revezamento 4 x 50m absoluto); REGIONAL SUDESTE 2011 (Belo Horizonte/MG) – 4 medalhas de ouro (50m costas absoluto e master, 50m borboleta e Revezamento 4x50m livre); Fenae 2012 (Vitória/ES) – 2 medalhas de ouro (50m costas e 50m borboleta); REGIONAL SUL SUDESTE 2013 (Florianópolis/SC) – 2 medalhas de ouro e 1 de bronze; Fenae 2014 (Goiânia/GO) – 1 medalha de ouro (50m costas) e 2 de prata (50m borboleta e revezamento 4x50m livre); REGIONAL SUL SUDESTE 2015 (São Paulo/SP) – 3 medalhas de ouro; Fenae 2016 (Blumenau/SC) – 1 medalha de ouro (50m costas), 1 de prata (Revezamento 4x50m livre) e 1 de bronze (50m borboleta); REGIONAL SUL SUDESTE 2017 (Serra/ES) – 3 medalhas de ouro, 1 de prata e 1 de bronze; Fenae 2018 (São Paulo/SP) – 2 medalhas de ouro (50m borboleta e Revezamento 4x50m medley), 1 de prata (Revezamento 4x50m livre e 1 de bronze (50m costas); REGIONAL SUL SUDESTE 2019 (Rio de Janeiro) – 8 medalhas, sendo 5 medalhas de ouro, 1 de prata e 2 de bronze 

 

Nos jogos Fenae 2018 você conquistou a medalha de ouro nos 50m borboleta com o tempo de 30”83s. Nos Jogos Regionais do Sudeste 2019 você repetiu a dose, só que desta vez diminuindo o tempo para 30"47. Podemos esperar você quebrando seus recordes nos próximos Jogos?

RENATO CORRÊA – Acho muito difícil melhorar o tempo agora, depois de uma parada forçada por causa da pandemia e também há a questão da idade, que com o passar do tempo, vamos perdendo força e desempenho, mas vou treinar para fazer bonito novamente e dar meu melhor nos próximos jogos.

 

A 14ª edição dos Jogos da Fenae, que havia sido adiada em 2020 em decorrência da pandemia, será realizada em duas etapas, Classificatória e Final. Já está definido que entre junho e julho de _2022,_Brasília sediará a primeira etapa. Considerando os tempos difíceis de pandemia onde a necessidade do distanciamento falou mais alto, como você imagina que serão os Jogos que mais agregam os empregados da Caixa?

RENATO CORRÊA – Acredito que sejam Jogos diferentes, com uma menor quantidade de pessoas reunidas devido as mudanças que a pandemia fez em nossas vidas, mas com certeza a integração e a saudade dos colegas em estar juntos fará com que seja inesquecível também.

 

A parceria Fenae/Apcefs dá aos associados inúmeras possibilidades. Jogos, Talentos, Inspira, cursos e convênios são alguns dos exemplos. Qual a sua opinião sobre o papel e importância das Apcefs, em especial a APCEF/RJ, nesse processo?

RENATO CORRÊA – Acho muito importante a participação das Apcefs e recomendo que todos os funcionários se associem, para aproveitar todas as vantagens e também para fortalecer a nossa associação. A APCEF/RJ tinha graves problemas financeiros e de gestão, mas nos últimos anos, a administração passou a se preocupar com a reestruturação e a melhora na gestão do patrimônio e as melhorias são visíveis. Ainda tem muito a melhorar, mas pelo menos podemos ver que as mudanças implantadas até hoje e, principalmente, a parceria com a Fenae está trazendo excelentes frutos para nossa associação.

 

Em sua opinião quais são os principais motivos para que o empregado da Caixa se associe à APCEF/RJ.

RENATO CORRÊA – O associado da APCEF/RJ tem acesso, não só ao clube aqui do Rio, em Jacarepaguá e na Pousada em Cabo Frio, mas pode utilizar também todas as sedes das demais Apcefs pelo país, além de ter Assessoria Jurídica à disposição que vale muito a pena. Além disso, se gostar de esporte, pode participar dos treinos e seletivas das diversas modalidades esportivas que temos na APCEF/RJ para integrar a equipe que disputa os JOGOS DA FENAE e JOGOS REGIONAIS que acontecem todos os anos, cada ano em um estado diferente. Na minha opinião é o melhor evento de integração que existe dentro da CAIXA, onde podemos conhecer e interagir com os colegas da delegação da APCEF RIO e de todos os demais estados.

 

Qual a sua avaliação sobre a administração da APCEF/RJ ter sido transferida do Centro para Jacarepaguá?

RENATO CORRÊA – Acho que, do ponto de vista financeiro, era a melhor estratégia e para a sede de Jacarepaguá muito bom para aumentar o fluxo de pessoas e otimizar a utilização de um espaço excelente que não era tão bem aproveitado, embora uma sede no Centro do Rio, perto de tudo e de todos, faz muita falta para os associados. Mas de um modo geral, apesar de Jacarepaguá ser um pouco distante para a maioria dos associados, foi a melhor opção e um acerto da Diretoria essa mudança. 

 

Como você avalia a gestão da APCEF/RJ?

RENATO CORRÊA – Acredito que a atual gestão tem feito um bom trabalho para a melhoria das finanças da associação, e está sempre aberta a ouvir nossa opinião e buscando melhorias constantes para os associados. 

 

Qual mensagem você deixa aqui aos empregados da Caixa (estado do Rio de Janeiro) que praticam esportes e que desejam participar dos próximos Jogos?

RENATO CORRÊA – Não percam tempo e se associem logo a APCEF/RJ, conheçam a sede de Jacarepaguá e se informem sobre como fazer para participar das seletivas para os Jogos. Quem já conhece e participou desse evento sabe como é maravilhosa a confraternização e integração entre os colegas durante os Jogos. Fiz vários amigos nesses eventos maravilhosos!

FOTO 1.jpeg

Equipe de Natação da APCEF/RJ nos Jogos Regionais do Sudeste 2019

FOTO 4.jpeg

Quadro com as medalhas em Jogos pela APCEF/RJ

FOTO 5.jpeg

Renato com seus colegas da equipe de natação Master do Flamengo

FOTO M.jpeg

Paixão de Renato Corrêa pela natação vem desde a infância

FOTO N.jpeg

Paixão de Renato Corrêa pela natação vem desde a infância

FOTO O.jpeg

Paixão de Renato Corrêa pela natação vem desde a infância

WhatsApp Image 2021-11-24 at 11.08.09.jpeg

Paixão de Renato Corrêa pela natação vem desde a infância

FOTO Q.jpeg

Paixão de Renato Corrêa pela natação vem desde a infância

WhatsApp Image 2021-11-24 at 11.08.20.jpeg

Paixão de Renato Corrêa pela natação vem desde a infância

FOTO S.jpeg

Renato com as medalhas que conquistou pela APCEF/RJ nos Jogos Regionais do Sudeste 2019, realizados no Rio de Janeiro

FOTO T.jpeg

Renato Corrêa e Nancy, sua técnica de natação

 

 

 

Compartilhe