23/05/2022 12:50

Cuidados com a dengue

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

WhatsApp Image 2022-05-12 at 09.38.17.jpeg

Uma nova cepa da dengue foi identificada no Brasil e está aumentando o número de casos da doença. A linhagem chamada de cosmopolita do sorotipo 2 é a prevalente no mundo, presente na Ásia, no Pacífico, no Oriente Médio e na África. 

A transmissão da dengue acontece através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, e provoca sintomas como dor nas articulações, no corpo, na cabeça, náuseas, febre acima de 39ºC e manchas vermelhas no corpo. A prevenção da dengue pode ser feita com práticas simples que evitam, principalmente, a reprodução do mosquito transmissor.

Ainda não se sabe como será a proliferação dessa nova cepa no Brasil, no entanto, é necessário seguir os passos para a eliminação de focos do mosquito.

Seguem algumas dicas:

>> Eliminar os focos de água parada: o mosquito que transmite a dengue se prolifera em locais com água parada, por isso eliminar os focos de água é um cuidado essencial para evitar que o mosquito se reproduza. Procure manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia; guardar garrafas com a boca virada para baixo; limpar sempre as calhas e os canos; não jogar lixo em terrenos baldios; colocar o lixo sempre em sacos fechados; manter baldes, caixas d´água e piscinas sempre tampados; deixar pneus ao abrigo da chuva e da água; eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco em sacos que possam ser lacrados; furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água e lavar bebedouros de aves e animais, pelo menos, uma vez por semana.

Caso haja a identificação de um terreno baldio com lixo acumulado e objetos com água parada, é preciso avisar a autoridade competente na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, telefone 0800 642 9782 ou ligar para a prefeitura da cidade.

>> Aplicar larvicidas: em locais com muitos focos de água parada como depósitos de sucata, ferros-velhos ou lixões, é realizada a aplicação de larvicidas, ou seja, produtos químicos que eliminam os ovos e as larvas do mosquito. Entretanto, essa aplicação deve ser sempre feita por profissionais treinados, sendo indicada pelas secretarias de saúde das prefeituras.

O tipo da aplicação depende da quantidade de larvas do mosquito encontradas e, geralmente, não causam nenhum dano à saúde das pessoas. Essas aplicações podem ser:

>> Focal: consiste na aplicação de pequenas quantidades de larvicidas diretamente nos objetos com água parada, tipo vaso de planta e pneus.

>> Perifocal: é parecida à dedetização e baseia-se em colocar larvicidas com aparelho que solta gotículas de produto químico, e deve ser feita por pessoas treinadas e com equipamentos de proteção individual.

>> Ultrabaixo volume: também conhecido como fumacê, que é quando um carro emite uma fumaça que ajuda a eliminar as larvas do mosquito, e é realizado em casos em que há surto de dengue.

 

 

 

Compartilhe