16/10/2023 09:59

Defesa do Saúde Caixa: entidades representativas dos empregados organizam para amanhã dia de luta

CAPA - MATERIA APCEF _14_.jpg

Acesse as redes da Apcef/RJ:

Amanhã, 17 de outubro, entidades representativas dos empregados da Caixa realizarão dia de luta em defesa do Saúde Caixa. A manifestação será contra a posição da Caixa em limitar sua participação no custeio do plano de saúde dos empregados do banco.

Nas negociações, que giram em torno da renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) sobre o Saúde Caixa, o banco insiste em limitar sua participação no custeio do plano a 6,5% da folha de pagamento, incluído no estatuto do banco no governo passado. 

O teto impede a manutenção do modelo de custeio 70/30, que define que 70% dos custos devem ser arcados pelo banco e 30% pelos usuários do plano.Ou seja, a decisão do banco ocasionaria aumento nas contribuições realizadas pelos empregados.

Outra cobrança que vem sendo feita pelos representantes dos empregados é o fornecimento de dados pelo banco necessários para a elaboração do estudo atuarial, que será utilizado pela consultoria contratada pelas entidades.

Estão convocados todos os empregados ativos, aposentados e pensionistas para participar do dia de luta em defesa do Saúde Caixa. Serão realizadas atividades nas portas das unidades da Caixa em todo o Brasil, bem como nas redes sociais. Para as atividades nas agências, os trabalhadores devem vestir branco. Já nas redes sociais, ocorrerá tuitaço entre 11h e 12h, quando os trabalhadores devem utilizar a hashtag #QueremosSaúdeCaixa, além de marcarem o banco (@Caixa) em cada postagem.

“Temos que defender o plano de saúde dos empregados da Caixa. Não iremos deixar que o desmontem e tirem a possibilidade de os empregados participarem contra o aumento das contribuições. O Saúde Caixa é um direito dos empregados ativos, aposentados e pensionistas. Vamos à luta”, convida o presidente da APCEF/RJ, Paulo Matileti. 
 

Compartilhe