24/07/2015 09:52

Déficit no plano REG/REPLAN traz Funcef ao Rio para esclarecer dúvidas

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

Saiba os esclarecimentos prestados pelo diretor de investimentos da Funcef

Defíct


Tendo em vista o grande número de dúvidas dos empregados da Caixa Econômica Federal (CEF), participantes e assistidos do plano REG/REPLAN, a APCEF/RJ promoveu o evento: Seminário Funcef, ocorrido em 22 de julho no Centro do Rio de Janeiro. Nele, foram prestados esclarecimentos em relação a necessidade de complementação da reserva técnica do plano, além de informações sobre a situação financeira da Federação.
 
No início da apresentação, formou-se uma mesa de abertura comandada pelo Presidente da APCEF/RJ, Paulo Matileti, além do Presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira e dos superintendentes da Caixa José Domingos, Arnaldo Barcellos, Edma Aparecida, Cláudio Martins e Denis, representando Tarcísio Luiz.

Em seguida, o diretor de investimentos da Funcef, Maurício Marcellini, apresentou os resultados e desafios da Federação, detalhando seus processos de investimento, estratégias, cenários, entre outros. Em meio sua apresentação, ele expôs que haverá realmente a necessidade de complementação da reserva técnica do REG/REPLAN.

Isso porque, o plano está deficitário pelo terceiro ano consecutivo. Desta forma, de acordo com Marcellini, foi montado um grupo técnico para estudar seu equacionamento com previsão de início da cobrança para abril de 2016. O valor do percentual que cada participante/assistido deverá repor ainda não foi estabelecido.

Clique aqui e confira a apresentação completa do diretor de investimentos da Funcef, Maurício Marcellini

Veja abaixo as principais dúvidas sobre o equacionamento do REG/REPLAN:

Todos os participantes do REG/REPLAN deverão complementar a reserva técnica do banco?
Sim, todos os participantes e assistidos.

De quanto será esse percentual?
O percentual ainda não foi definido e será estimado pelo grupo técnico da Funcef que estuda o equacionamento do plano ainda este ano.

Qual é a previsão para começar o pagamento ?
Abril de 2016.

Como funciona um equacionamento de déficit?
A divisão será 50% para a patrocinadora e 50% para os participantes.

Qual será a forma de pagamento?
Desconto em folha de pagamento.

E o seu prazo?
Prazo médio de 12 anos.

ALGUNS OUTROS TEMAS RESPONDIDOS PELO DIRETOR DE INVESTIMENTOS:

- CPI e Lava- Jato
Resposta do Diretor: a Funcef está tranquila. Caso ela venha a ser chamada, será até bom para todos, pois terá uma ótima oportunidade para esclarecer e comprovar que não cometeu nenhuma irregularidade.

- Estaleiro Rio Grande
Temos 25% do estaleiro no Rio Grande do Sul e ele está alugado para Petrobrás, sendo uma renda fixa para a Funcef  até 2017/2018. A Ecovix é a dona do estaleiro e está envolvida com a operação Lava Jato. A última informação que tenho é que a Ecovix estava querendo comprar a parte da Fundação no estaleiro. A ideia é que a Fundação saia do estaleiro, mas hoje não tenho ainda resposta objetiva, pois está em processo de negociação.

- Investimentos
 Temos investimentos que foram ruins, mas a grande maioria dos investimentos da Funcef deu muito certo. Tanto que o resultado das metas atuariais deu retorno de 15%. Hoje com a crise que o Brasil vive esse índice é muito bom. 

- Principais causas do déficit
Desvalorização do Fundo Carteira Ativa II (Vale), queda da bolsa de valores de 11,8%, aumento do valor provisionado do contencioso judicial (145,9%) de quase um bilhão nos últimos 4 anos, ajustes e melhorias nos planos e benefícios.

Compartilhe