30/01/2024 10:27

Descontos indevidos realizados pela Caixa são questionados pela Contraf-CUT

CAPA - MATERIA APCEF - 2024-01-30T092212.960.jpg

Acesse as redes da Apcef/RJ:

A Contraf-CUT enviou ofício para a direção da Caixa questionando descontos indevidos nas contas bancárias e na folha de pagamento dos empregados afastados para tratamento de saúde. De acordo com normativos internos, o banco realizará adiantamento salarial aos empregados que aguardam o auxílio-doença (por incapacidade temporária) pelo INSS e esses valores seriam descontados apenas quando o INSS efetuasse o repasse dos benefícios, mas a Caixa fez descontos desses valores antecipadamente. 

A Contraf- CUT ressaltou no ofício que os descontos violam o que está expressamente definido no RH 115, norma interna da Caixa. A continuidade do pagamento para posterior desconto está prevista na cláusula 65 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária.

No ofício, a Contraf- CUT exige que a Caixa devolva as quantias descontadas, que estão em total desacordo com a norma interna, e, assim, viabilize a subsistência e a continuidade do tratamento médico que os empregados necessitam. Outra reivindicação é para que o banco aguarde o ressarcimento a ser feito somente após o pagamento pelo INSS.

Veja aqui a íntegra do ofício

Compartilhe