04/11/2022 09:30

Dia da Favela intensifica importância dos movimentos culturais na periferia

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

Imagem do WhatsApp de 2022-11-04 a_s_ 13.39.32.jpg

Comemorado hoje, dia 4 de novembro, o Dia da Favela carrega um significado de importância e reiteração da voz de uma parte marginalizada da sociedade. Ao contrário do que pensam, as favelas carregam uma multiplicidade de artes, culturas, movimentos e sentimentos e, a partir disso, foi criada a Semana de Arte Favelada (SAF), que será realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e no Complexo de Favelas da Maré, entre os dias 2 e 29 de novembro, com programação gratuita.

A Semana de Arte Favelada objetiva dar protagonismo aos produtores culturais favelados e periféricos, das mais diversas vertentes artísticas, visando mais oportunidades e visibilidade a quem produz cultura dentro das periferias e, assim, valorizar artistas e coletivos. A primeira edição será no Theatro Municipal e no Complexo de Favelas da Maré, sob o apoio dos editais ‘Retomada Cultural RJ 2’ e ‘Municipal em Cena’, ambos da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec/RJ).

A SAF se dará com programação diversificada e estruturada em três eixos principais:

>> Artes visuais: Exposição de fotos, pinturas, esculturas e demais expressões da arte visual com programação educativa;

>> Artes Cênicas: Festival Multilinguagem composto de 10 atrações culturais de dança, música e teatro;

>> Arte Literária: Seleção de 25 textos de autores favelados para lançamento de um e-book e participarem do sarau literário.

“Ressaltar a arte e toda a vivência do povo da favela é importante para que a sociedade conheça a história e não marginalize essa parte da sociedade. As favelas existem desde 1900 e continuam criando e inserindo na sociedade artistas talentosos, que através de movimentos como a SAF mostram ao mundo que estão além do que são estereotipados”, declara Paulo Matileti, presidente da APCEF/RJ.

Confira programação:

Dia 04 de novembro - Sessão de Cria: A partir das 18h, no Museu da Maré, exibição dos curtas “Expresso Parador” e “Noite das Estrelas”, e do filme “Marte Um”.

Dia 16 de novembro: Abertura da Exposição no Galpão Bela Maré (até dia 29/11)

Dias 26 e 27 de novembro: Festival Multilinguagem no Centro de Artes da Maré

Compartilhe