08/03/2019 13:05

Dia Internacional da Mulher celebra trajetória de luta e conquista de direitos

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

 

Dia-da-mulher_site_-2019.jpg

Ao longo da história, as mulheres vêm revolucionando e ganhando cada vez mais espaço na sociedade culturalmente desigual entre homens e mulheres. Através da força e mobilização da classe operária feminina, o movimento realizou conquistas e provou ser possível quebrar paradigmas que antes pareciam indestrutíveis. Hoje, apesar de alguns avanços, as mulheres ainda seguem resistentes em reivindicações contra a injustiça, a desigualdade, o feminicídio, o assédio, o preconceito etc.

A luta por equidade de gêneros se iniciou quando eclodiu na Europa e nos Estados Unidos o movimento operário da classe feminina entre o final do século XIX e início do século XX, que visava melhores condições de trabalho, de vida e direito ao voto. De lá para cá, avanços importantes foram feitos, mas ainda estamos longe de sermos uma sociedade igualitária em diferentes âmbitos, entre eles, o do mercado de trabalho.

O assédio, a diferença de salários e oportunidades entre homens e mulheres ainda são uma árdua realidade. As bancárias são prova disso. No entanto, a categoria e as entidades representativas dos trabalhadores e trabalhadoras seguem resistentes na luta por justiça e igualdade de direitos no setor. O Dia Internacional da Mulher tem representatividade significativa nesta luta e se tornou uma data para celebrar a trajetória dos avanços conquistados no mercado de trabalho e nas demais áreas, bem como para reforçar que muitos ainda estão por vir.

A APCEF/RJ reitera seu compromisso em continuar lutando por direitos sociais e trabalhistas das mulheres. Assim, aproveita a data e parabeniza a todas pela trajetória de coragem e persistência. Feliz Dia Internacional da Mulher às associadas, empregadas ativas e aposentadas da Caixa e às mulheres de todas as categorias! Salve o dia 8 de março! Viva a força das mulheres!

 

Compartilhe