05/10/2024 10:00

Doe e ajude a mudar a realidade de crianças em situação de vulnerabilidade social

CAPA - MATERIA APCEF.png

Acesse as redes da Apcef/RJ:

Estamos no mês das crianças, e você pode transformar a vida de centenas delas que enfrentam vulnerabilidade social no Brasil. Participe da campanha lançada pela Fenae em 1º de outubro. As doações feitas até 31 de outubro serão destinadas a 27 projetos da Fenae e das Apcefs, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania. Juntos, eles desenvolvem iniciativas para reduzir a desigualdade social e promover um futuro com mais inclusão e desenvolvimento sustentável.

Os projetos realizados por meio da parceria da Fenae com a ONG Moradia e Cidadania são desenvolvidos pelo Movimento Solidário, um programa da Fenae e das Apcefs, com supervisão de um comitê gestor, que visa ao desenvolvimento sustentável de comunidades carentes. Até agora, os projetos beneficiaram diretamente mais de 4.553 pessoas e, indiretamente, mais de 18.238, abrangendo inclusão produtiva, educação, esporte, geração de renda e segurança alimentar.

No Rio de Janeiro, o projeto "Informática para Crescer" oferece aulas de informática para crianças da comunidade de Rio das Pedras, melhorando seu aprendizado. "A participação dos empregados ativos e aposentados da Caixa é muito importante, pois os projetos da Fenae ajudam a fortalecer o saber e a vida, combatem a desigualdade e transformam a realidade de crianças em vulnerabilidade social", afirmou Paulo Matileti, presidente da Apcef/RJ.

Veja como é simples doar!
PIX: CNPJ 34.267.237-0001-55 (Federação Nacional das Associações do Pessoal CEF).
Transferência bancária: Banco Caixa (104) | Agência: 4316 | Operação: 003 | Conta corrente: 266-0

Saiba mais sobre os projetos:

Acre - Saber para Futuro II: oferece aulas de reforço escolar para 25 crianças matriculadas no ensino fundamental, que residem no bairro Floresta Sul, em Rio Branco. Objetivo é melhorar o desempenho escolar e promover atividades culturais. São 25 beneficiários diretos e 100 indiretos.
Alagoas - Pães Caseiros Artesanal: cursos profissionalizantes para mais de 100 mulheres entre 18 e 45 anos, com foco na produção de pães artesanais caseiros. A meta é impulsionar a geração de renda, na comunidade de Antares, situada próxima à sede social da Apcef/AL. São 100 beneficiários diretos e 400 indiretos.
Amazonas - Fortalecer ACAE: Foco no reforço escolar, com práticas socioeducativas, voltadas aos direitos humanos e cidadania para 100 crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos, moradores do bairro Colônia Antônio Aleixo e adjacências. São 100 beneficiários diretos e 400 indiretos.
Amapá - Reforço Escolar: beneficia 60 crianças e adolescentes de escola pública, que residem nos bairros Universidade e Zerão, e que apresentam dificuldades de aprendizagem na leitura, escrita, interpretação de textos e cálculos matemáticos. São 60 beneficiários diretos e 240 indiretos.
Bahia - Geração de Renda e Proteção Ambiental: incentiva a criação, manejo e conservação de espécies de meliponíneos no âmbito da região de Catu de Abrantes, Camaçari, por meio de capacitações básicas e avançadas, para geração de renda, preservação do meio ambiente e melhoria na qualidade alimentar da população atingida pelo projeto. São 40 beneficiários diretos e 160 indiretos.
Ceará
- Projeto Curió: promove a capacitação profissional para jovens e adultos, residentes no Conjunto Curió, em Fortaleza, por meio de cursos profissionalizantes e oficinas diversas, visando a geração de renda. São 32 beneficiários diretos e 200 indiretos.
Distrito Federal - SOS Alfabetização: oferece aulas de reforço escolar para o processo de alfabetização e aprendizagem de crianças 08 a12 anos, residentes na Vila do Boa, em São Sebastião. São 50 beneficiários diretos e 200 indiretos.
Espírito Santo - Projeto Integração: promove o desenvolvimento social de crianças e adolescentes contribuindo com a melhoria da qualidade de vida, o acesso ao esporte e ao lazer. São 40 beneficiários diretos e 160 indiretos.
Goiás - Lutando por Cidadania: auxilia, por meio de reforço escolar, o processo educacional de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social que fazem parte do projeto de judô da Associação Atlética Wider Santos, em Jataí, além de trabalhar aspectos de cidadania e o incentivo a prática de esportes. São 25 beneficiários diretos e 100 indiretos.
Maranhão - Cantinho da Alfabetização: oferece aulas de alfabetização e letramento para um grupo de 60 crianças e adolescentes, por meio da implementação de oficinas abrangentes, que englobam não apenas a educação básica, mas também atividades culturais, esportivas e de lazer.  São 60 beneficiários diretos e 240 indiretos.
Mato Grosso - Projeto Social Taekwondo: promove a prática do esporte e encontros multidisciplinares, visando desenvolvimento físico, emocional e social de crianças e adolescentes, oriundas de famílias de baixa renda residentes no bairro Araés, em Cuiabá. São 50 beneficiários diretos e 200 indiretos.
Mato Grosso do Sul - Amor que Envolve e Desenvolve: focado no reforço escolar para crianças de 4 a 11 anos, oriundas do ensino público, nos bairros Nova Serra e Jardim Aeroporto, em Campo Grande, para fortalecer a aprendizagem da leitura, escrita e operações básicas de matemática. São 90 beneficiários diretos e 360 indiretos.
Minas Gerais - Um Novo Começo em Movimento: promove oficinas formativas, garantindo possibilidade de melhor organização de grupos/empreendimentos solidários, fortalecimento do movimento de economia popular solidária e divulgação dos produtos. São 480 beneficiários diretos e 1920 indiretos.
Pará - Renda Eletrificada: promove curso técnico de eletricista predial a pessoas com idade superior a 17 anos e chefes de família, residentes no bairro Coqueiro e adjacências, proporcionando geração de renda. São 60 beneficiários diretos e 240 indiretos.
Paraíba - Na ponta do Pé e na Ponta do Lápis: realiza atividades de mediação de leitura e atividades como futsal e ballet, para crianças de 7 a 12 anos da comunidade Portal do Sol, em João Pessoa, para melhoria do nível de leitura e inclusão cidadã. São 50 beneficiários diretos e 200 indiretos.
Paraná - Superação: reforço escolar para adolescentes com alto grau de comprometimento de aprendizagem, atendidos na Obra Social Santo Anibal no bairro Uberaba, em Curitiba. A intenção é buscar condições de enfrentarem atividades laborais após a sua saída do projeto. São 30 beneficiários diretos e 120 indiretos.
Pernambuco - Reforço Escolar da Gabriela Feliz: oferece aulas de reforço escolar para crianças em situação de vulnerabilidade social e/ou de risco na educação básica, com foco no fortalecimento dos conteúdos de língua portuguesa e matemática.  São 30 beneficiários diretos e 120 indiretos.
Piauí - Costurando Laços de Amor: desenvolve oficinas de costura, para capacitar mães gestantes a confeccionarem os itens dos seus próprios enxovais e estimular a atividade como uma fonte de geração de renda para as famílias beneficiárias. São 30 beneficiários diretos e 120 indiretos.
Rio de Janeiro - Informática para Crescer: oferece conhecimentos básicos em informática para crianças e adultos da comunidade do Rio das Pedras, proporcionando a melhoria do aprendizado das crianças e facilitando o acesso ao mercado de trabalho dos adultos. São 20 beneficiários diretos e 80 indiretos.
Rio Grande do Norte - Aprendendo com Letras Números e Bolas: trabalha os aspectos de desenvolvimento cognitivo e socioeducativo de crianças e adolescentes estudantes das escolas públicas da comunidade de Pium, localizada em Parnamirim, oferecendo aulas de reforço escolar e incentivo às atividades como futebol, jogos de xadrez, dominó e dama. São 40 beneficiários diretos e 160 indiretos.
Rio Grande do Sul - Escola de Artesanato e Hospedagem: incentiva conscientização ambiental e cultural na Aldeia Mbya Guarani Pindó Mirim, por meio de oficinas de bioconstrução para as pessoas que visitam o espaço. Estimula também a geração de renda. São 23 beneficiários diretos e 92 indiretos.
Rondônia - Navegador Reforço de Cidadania: oferece aulas de reforço escolar para 60 crianças matriculadas no Ensino Fundamental, que vivem em situação de vulnerabilidade social e possuem dificuldade de aprendizado, promovendo melhora no desempenho escolar e cidadania. São 60 beneficiários diretos e 240 indiretos.
Roraima - Fé e Alegria do Brasil: proporciona atividades socioeducativas e esportivas para crianças e adolescentes migrantes venezuelanos e brasileiros em situação de extrema vulnerabilidade, visando promover a inclusão social e fortalecer vínculos comunitários. São 200 beneficiários diretos 200 e 200 indiretos.
Santa Catarina - Pequeno Guarani: promove reforço escolar, aos alunos da escola Benonivio João Martins do 2º ao 5º ano (idades entre 7 e 15 anos), para melhorar o desempenho escolar nas disciplinas que apresentam dificuldades. São 100 beneficiários diretos e 400 indiretos.
São Paulo - Conectados para o Futuro: promove inclusão digital e social para adolescentes e adultos, residentes no entorno da Apcef/SP, a fim de ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho, de forma a terem plena cidadania. São 48 beneficiários diretos e 192 indiretos.
Sergipe -Transformar e Educar: promove atividades interdisciplinares para crianças e adolescentes com idade de 8 a 15 anos, no Recanto da Paz, Aracajú. Objetivo é a construção do conhecimento de forma crítica e afetiva, para o resgate da autoestima e a melhoria do convívio social. São 80 beneficiários diretos e 320 indiretos.
Tocantins - Coletivo de Mulheres do Tocantins: apoia mulheres em situação de risco econômico ou social, com a realização de cursos nas áreas de alimentação e artesanato, voltados para geração de renda e emprego, bem como palestras para capacitá-las para o empreendedorismo e participação em feiras de negócios e comércio. São 150 beneficiários diretos e 600 indiretos.
 

Compartilhe