21/09/2020 13:08

Enquanto processo de abertura de capital da Caixa Seguridade avança, Bolsonaro afirma que não vai privatizar o banco

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

 

2020-09-21.jpg

Em uma live, na última quinta-feira (17), o presidente Jair Bolsonaro fez um discurso contraditório e afirmou que a Caixa não será privatizada. Porém, a direção do banco segue dando continuidade ao processo de abertura de capital da Caixa Seguridade. 

Uma comprovação disso é que no último dia 15, outro Fato Relevante foi enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Caixa Seguridade informou que a Assembleia Geral Extraordinária aprovou o desdobramento das ações de emissão da empresa. Dessa forma, o número de ações ordinárias (que dão direito a voto nas assembleias da empresa) em que se divide o capital da Companhia passará de 1,2 bilhão para 3 bilhões.

Vale ressaltar que além da edição da MP 995, que permite a venda de partes da Caixa, dois Fatos Relevantes já tinham sido divulgados. Um informou sobre a retomada do IPO da Caixa Seguridade e as negociações no Novo Mercado da B3, e outro anunciou a criação de uma nova sociedade a partir da subsidiária Caixa Seguridade para explorar as atividades do Balcão Caixa por 20 anos.

“O que está bastante claro é que isso tudo faz parte de mais uma ação covarde do governo. É uma tentativa de confundir o povo, para que essa privatização ocorra da forma mais sorrateira e mascarada possível e assim está sendo feito. Não podemos cruzar nossos braços e deixar isso acontecer!” alertou o presidente da APCEF/RJ, Paulo Matileti. 

Vote nos projetos abaixo e diga não à privatização do banco: 

Projeto de Lei 4.269/2020 – torna crime a privatização de estatais sem aval do Congresso.
Autores: Érika Kokay (PT/DF) e Frei Anastacio Ribeiro (PT/PB)
Enquete – Concordam com o projeto: 87% dos votantes; Discordam do projeto: 13% dos votantes.
Vote A FAVOR aqui.

Projeto de Lei 2.715/2020 – paralisa as privatizações até 1 ano após o estado de calamidade pública.
Autores: Enio Verri (PT/PR), Perpétua Almeida (PCdoB/AC), Fernanda Melchionna (PSOL/RS) e  Joenia Wapichana (REDE/RR)
Enquete – Concordam com o projeto: 94% dos votantes; Discordam do projeto: 6% dos votantes.
Vote A FAVOR aqui.

Medida Provisória 995/2020 – 97% dos votantes são contra a Medida Provisória que permite a privatização da Caixa por meio da venda de suas subsidiárias.
Vote CONTRA aqui.

 

Compartilhe