Entidades representantes dos trabalhadores apresentam contraproposta para CEE Caixa
Acesse as redes da Apcef/RJ:
Como resposta à proposta sobre o equacionamento da Caixa e da Funcef cheia de eliminação de direitos dos trabalhadores, a Fenae, Contraf-Cut e a Anapar produziram novo documento, que traz informações sobre as negociações com Caixa e a Funcef apontando alternativas de contraproposta sem retirada de direitos dos participantes. A proposta foi apresentada para a Comissão Executiva de Empregados da Caixa (CEE/Caixa).
No documento as entidades informam aos participantes e interessados sobre a contraproposta enviada para redução do equacionamento da Funcef a ser discutida com a Caixa, explicam os principais pontos apresentados pela Comissão Executiva de Empregados da Caixa (CEE/Caixa) em mesa de negociação com o banco e informam resultado da pesquisa sobre a proposta apresentada pela Caixa e Funcef encomendada pela Fenae com os participantes.
Sergio Takemoto, presidente da Fenae, vai de encontro à proposta da Caixa e da Funcef, que retira direitos dos trabalhadores. "A proposta reduz a pensão por morte, elimina o auxílio pecúlio, diminui a idade mínima dos dependentes e prolonga o prazo de pagamento do equacionamento em seis anos".
A contraproposta da Fenae, Anapar e Contraf-Cut apresentada a mesa de negociações pela CEE/Caixa se posiciona em que a Caixa assuma as despesas das ações trabalhistas, que impactaram o fundo de pensão, apontando que o banco foi o responsável por essas diferenças e propõe o retorno da meta atuarial de 4,5% (atuais) para 5,5%, aumento de 1%.
"Considerando que negociações demandam tempo, a que se observar que as entidades têm feito pressão e aos poucos conseguem barrar o corte de direitos dos trabalhadores pela direção da Caixa. Contamos com a Fenae, Contraf-Cut, Anapar e chamo todos os trabalhadores para reforçar nossos pleitos no dia a dia", conclama Paulo Matileti, presidente da APCEF/RJ.