26/01/2024 10:03

Equacionamento: entidades em defesa dos participantes criam proposta

CAPA - MATERIA APCEF _100_.jpg

Acesse as redes da Apcef/RJ:


Em busca de debater alternativas para solucionar o problema do equacionamento que atinge os participantes dos planos Reg/Replan Saldado e Não Saldado da Funcef, dirigentes da Fenae, Contraf-CUT e Anapar se reuniram ontem (25) e redigiram uma proposta que será levada aos presidentes da Funcef e da Caixa e também será apresentada aos participantes nos próximos dias. 

O equacionamento compromete significativamente os participantes dos planos, ocasionado pelo pagamento de contribuições extraordinárias, diminuindo as rendas e afetando suas vidas. “Precisamos avançar na busca por soluções, os participantes não podem mais esperar", pontuou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

Nessa reunião foi destacada a importância do documento ser elaborado pelas entidades representativas e a urgência para a solução do problema do equacionamento. "Os recursos administrados pela Funcef não pertencem à Fundação e nem à Caixa, e sim aos participantes. Por isso, é fundamental que os temas relacionados da Fundação sejam debatidos de forma aberta e democrática, e que os empregados sejam incluídos de forma efetiva nesses debates, especialmente por meio de suas entidades representativas", disse Takemoto.

“Todas as partes devem ter capacidade de representação e autonomia para transação do direito patrimonial adquirido, ou seja, de sua reserva de aposentadoria. E esse direito dos participantes e assistidos não está sendo respeitado. Nesse sentido, o grupo de trabalho das entidades representantes dos trabalhadores é fundamental para evitar que decisões sobre seu futuro sejam tomadas à revelia”, afirmou o diretor de Administração e Finanças da Anapar, Antônio Bráulio de Carvalho. 

Compartilhe