Equacionamento: entidades se empenham para diminuir contribuições extraordinárias
Acesse as redes da Apcef/RJ:
A revisão da meta atuarial da Funcef é uma das propostas defendidas amplamente pela Fenae, Contraf-CUT e Anapar há tempos. Por isso, estudos vem sendo realizados pelas entidades para identificar alternativas que possam reduzir as contribuições extraordinárias do equacionamento, sem comprometer os direitos dos participantes dos planos da Funcef.
Inclusive, há pouco tempo, durante uma live da Funcef para apresentar o que chamou de "proposta ajustada" para a redução das contribuições extraordinárias do equacionamento do REG/Replan Saldado, a Fundação fez comentários sobre as alternativas sugeridas pela Fenae. Entre essas considerações, foi mencionada a revisão da meta atuarial.
As entidades continuam empenhadas a fim de encontrar soluções para diminuir contribuições extraordinárias sem comprometer os direitos dos participantes, por isso seguem defendendo o aumento da meta atuarial, pois sua redução não se justifica, afinal nunca resolveu o problema.
“Sabemos que a revisão da meta atuarial está em análise. Torcemos para que a Funcef comprove a necessidade de aumento da meta como ferramenta para diminuir o déficit do equacionamento e o valor das contribuições extraordinárias”, declara o presidente da APCEF/RJ, Paulo Matileti.