28/04/2021 15:11

"Estão privatizando a Caixa", diz ex-presidenta da Caixa em live da Fenae

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

WhatsApp Image 2021-04-28 at 11.55.19.jpeg

A Fenae realizou uma live na última segunda-feira (26), para tratar sobre questões relevantes no atual contexto da Caixa, que envolve a abertura de capital (IPO) da Caixa Seguridade e a devolução dos Instrumentos Híbridos de Capital e Dívida (IHCD). O evento teve a participação presidente da Fenae, Sergio Takemoto; da ex-presidenta da Caixa Maria Fernanda Coelho; da presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira e da coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) e secretária da Cultura da Contraf-CUT, Fabiana Uehara Proscholdt.

O presidente da Fenae reforçou os malefícios do IPO da Caixa Seguridade mostrando que, além do momento não ser adequado, é um péssimo negócio para a Caixa. "A direção do banco está vendendo a Caixa Seguridade pela metade do preço avaliado no final do ano passado”, lembrou Takemoto. Ele também reforçou a importância que o setor de seguros tem para o banco, sendo responsável por quase 50% do lucro. Não é a toa que o mercado financeiro está de olho. 

A ex-presidenta da Caixa, Maria Fernanda Coelho, que presidiu o banco entre 2006 e 2011, parabenizou o trabalho das entidades representativas dos bancários, como a Fenae e a Contraf-CUT, na nomeação correta do que estão buscando fazer com a Caixa: privatização. Desinvestimentos, vendas de ativos e outros termos são apenas para suavizar os objetivos da diretoria do banco e o governo privatista de privatizar a Caixa em pedacinhos. Primeiro o braço de seguridade, e em seguida outros setores que já estão sendo planejados, como o banco digital que ainda nem foi criado e já fala-se em privatização. 

Se você perdeu a live, pode assistir tudo por aqui

Compartilhe