19/08/2020 18:48

Fenaban apresenta proposta de redução de até 48% da PLR dos empregados

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

WhatsApp Image 2020-08-19 at 13.40.14.jpeg

 

Em reunião ocorrida na última terça-feira (18), a Fenaban propôs reduzir a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) dos bancários em até 48%. Por conta da queda no lucro líquido dos bancos, a PLR dos empregados, que já teria sido reduzida em 25%, sofreria uma diminuição ainda maior, podendo chegar a até 48%. Dessa forma, o Comando Nacional rejeitou a proposta feita pela Fenaban.

A redução da PLR significaria um retrocesso aos patamares de 1995, quando a participação foi negociada em acordo pela primeira vez. Mesmo diante desse cenário, ao invés de tentar compensar a redução de 25%, os bancos querem diminuir ainda mais a PLR dos bancários, especialmente durante a pandemia.

Outro ponto levantado durante a reunião foi o fato da Fenaban ter apresentado apenas uma proposta incompleta diante das reivindicações da categoria. Temas como aumento real de salário, emprego, saúde e contratação do teletrabalho foram deixados de lado pelos representantes dos bancos. Contudo, os representantes da Fenaban se comprometeram a apresentar o restante de suas propostas para a negociação na próxima reunião, agendada para quinta-feira (20).

“Não podemos aceitar o que querem fazer com a categoria bancária. Os ataques aos empregados parecem intermináveis. Reduzir a PLR em plena pandemia, onde a situação de muitos trabalhadores está delicada, é um verdadeiro absurdo”, disse o Presidente da APCEF/RJ, Paulo Matileti.

 

Compartilhe