13/12/2022 12:29

Funcef fará o tão esperado reajuste no REG/Replan, mas cálculo diminui o benefício do participante

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

WhatsApp Image 2022-12-13 at 09.13.04.jpeg

A Funcef informou que irá antecipar, em um mês, o reajuste do benefício do REG/Replan Não Saldado, retroativo a setembro de 2022, na folha de dezembro. O reajuste estava previsto para janeiro de 2023, mas após pressão da Fenae e entidades representativas dos empregados da Caixa, a revisão do plano foi antecipada.

No entanto, o cálculo feito pela Funcef causará perdas aos aposentados e pensionistas participantes do plano. Isso porque o plano está usando o cálculo do reajuste não sobre o salário, mas sobre o benefício, que é menor. Além disso, a Funcef tomou essa decisão unilateralmente, sem conversa alguma com as entidades representativas dos participantes.

Ainda de acordo com a Funcef, o cálculo será feito em duas etapas para quem já era aposentado em 1º de fevereiro de 2022: reajuste de 3,33% sobre o salário dos empregados da ativa e novo reajuste de 3,96%, equivalente ao INPC acumulado entre fevereiro e agosto, que será aplicado sobre o valor de benefício calculado na etapa anterior.

Para os aposentados após fevereiro de 2022, o reajuste será proporcional ao INPC acumulado entre a data de início do benefício e agosto deste ano.

Para o presidente da APCEF/RJ, o reajuste que deveria ser algo bom para os participantes pode se tornar um pesadelo. “Essa alteração proposta pela Funcef no REG/Replan desvincula o salário da folha e causará prejuízos aos participantes. A Funcef quer usar o menor benefício e aplicar o INPC menor do que é o acumulado ao ano, o que trará perdas econômicas terríveis”, afirma Matileti.

 

Compartilhe