29/06/2021 13:48

Gestão de Pedro Guimarães quer que usuários do Saúde Caixa paguem ainda mais pelo plano

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

 

WhatsApp Image 2021-06-24 at 15.47.59.jpeg

Representantes dos empregados e a direção da Caixa estiveram reunidos na última semana para debater questões relacionadas ao Saúde Caixa. Infelizmente, os dois encontros ocorridos nos dias 22 e 24 não terminaram de forma positiva para os empregados, uma vez que o banco informou que pretende aplicar a Resolução 23 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR) nas propostas de modelos de custeio do plano.

Isso significa que a gestão de Pedro Guimarães quer transferir 50% dos custos assistenciais e administrativos para os usuários do Saúde Caixa e financiar os outros 50%. A decisão é péssima para os empregados, pois altera o atual modelo de custeio, que é 70% para a empresa e 30% para os usuários. Os representantes dos empregados, por sua vez, foram contra a decisão, e mostraram que a aplicar a CGPAR 23 (Resolução 23 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União) nos modelos de custeio e gestão não constam no Acordo Coletivo, fazendo assim com que a CGPAR 23 não possua força de lei.

Outro ponto que os representantes enfatizam é que alterar o modelo de custeio do Saúde Caixa tornará o plano financeiramente inviável para milhares de usuários, especialmente os que têm remunerações menores. Porém, mesmo com todos os argumentos apresentados, a falta de bom senso do presidente Pedro Guimarães e demais membros da direção da Caixa vem falando mais alto, já que continuam insistentes na alteração do modelo de custeio através da aplicação da CGPAR 23.

Uma possível saída para esse problema é o Projeto de Decreto da Câmara (PDC) 956/2018, de autoria da deputada Érika Kokay, que susta os efeitos da CGPAR 23 - o que impediria que Pedro Guimarães e sua turma alterassem o atual modelo de custeio do plano de saúde. Por isso, é extremamente importante que os trabalhadores se unam em prol da aprovação do projeto, que está disponível para consulta pública no site da Câmara dos Deputados através deste link. Todos os cidadãos, sejam empregados da Caixa ou não, podem votar a favor. É hora de se mobilizar e defender o Saúde Caixa para todos!

"Esse é o Pedro Guimarães, indicado do Bolsonaro e do Paulo Guedes para dirigir a Caixa. Ele é incapaz de pensar no social e em soluções que sejam a favor dos empregados. Mesmo em plena pandemia, Guimarães quer encarecer o Saúde Caixa para os usuários. Como as reuniões do Grupo de Trabalho (GT) não avançaram e a proposta do banco não é benéfica para os empregados, mais uma vez a mobilização dos trabalhadores se faz necessária. Não podemos deixar esse absurdo passar, por isso, peço a todos os associados da APCEF/RJ e trabalhadores da Caixa que votem a favor do PDC 956. É hora de mobilização!", declarou o presidente da APCEF/RJ, Paulo Matileti.

 

Compartilhe