03/04/2020 16:18

Governo anuncia nova MP que autoriza corte de salários em até 100%

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

70335c64-e27b-4d68-8688-8d7e0552b647.jpg

 

Com o pretexto de “combater o desemprego” e diante do quadro de pandemia do COVID-19, o governo anunciou que apresentará nova medida provisória (MP 936). O texto permitirá às empresas a redução da jornada de trabalho e dos salários em até 100% num prazo de 90 dias.

Centrais sindicais chegaram a se reunir na última quinta-feira (2) e consideraram as medidas completamente insuficientes diante do que o país está vivendo. A MP permite, por exemplo, o corte de salários para que uma empresa que passe por dificuldades possa ter algum alívio, porém, não pensa no empregado e não promove complementações integrais por parte do governo.

Além disso, a medida libera a suspensão de contratos de trabalho por até dois meses mas estabelece o pagamento do seguro-desemprego nesses casos. Portanto, os trabalhadores receberão “compensação” apenas parcial. 

“Ao invés de promover algum impulso econômico, o governo estará colocando o peso no ombro do povo. As medidas são, mais uma vez, um tiro no pé e completamente fracas diante do que os trabalhadores precisam e diante da quantidade de dinheiro que foi direcionada apenas aos banqueiros, por exemplo. A diretoria da APCEF/RJ
quer abrir os olhos do povo e alertar sobre essa nova medida”, afirmou Paulo Matileti, Presidente da APCEF/RJ.

 

Compartilhe