17/06/2021 17:03

Governo brasileiro não incentiva vacinas nacionais contra a COVID-19

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

WhatsApp Image 2021-06-17 at 10.59.16.jpeg

Mesmo com vacinas estrangeiras aprovadas e sendo aplicadas no Brasil, existem vários projetos em laboratórios nacionais para a produção de uma vacina 100% brasileira. Várias são promissoras, algumas em estágio pré-clínico (testes em animais) e uma, a ButanVac desenvolvida pelo Instituto Butantan, já tendo sido aprovada pela Anvisa para o início dos testes em humanos. A pandemia ainda segue a níveis agravantes no cenário mundial, levando à alta demanda e competitividade pela vacina e insumos, de modo que uma vacina nacional seria muito importante para avançarmos rumo à superação deste contexto. Além disso, a chance de haver a necessidade de campanhas de imunização contra a COVID-19 e suas mutações nos próximos anos é grande. 

Mas o governo Bolsonaro não parece se importar. O que tanto fala de soberania nacional não quer investir nos nossos laboratórios brasileiros, e a falta de incentivo leva a um atraso que pode ser vital nas pesquisas. Um exemplo é a vacina Versamune, da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (SP), que já terminou o estágio pré-clínico e aguarda aprovação da Anvisa para a próxima etapa, que recebeu veto do presidente Bolsonaro e ficou sem um crédito extraordinário de R$ 200 milhões para a execução das diversas fases de testes. 

É inaceitável esse descaso com a ciência brasileira e com as vidas brasileiras. Lutamos pela Vacina Já para todos e pela prioridade dos bancários na imunização, e ter vacinas brasileiras aprovadas certamente aceleraria o processo para todos. Infelizmente, passamos pela pior crise sanitária dos últimos tempos enquanto temos no cargo presidencial alguém que pouco se importa com a vida. 

Compartilhe