Há 38 anos acontecia a greve das 6 horas que é marca histórica da luta dos empregados da Caixa
Acesse as redes da Apcef/RJ:
Em 30 de outubro de 1985, empregados da Caixa de todo o Brasil realizaram greve por 24 horas na luta pela jornada de 6 horas e pelo direito à sindicalização. Além da greve, que em alguns locais a adesão chegou a 100%, a união dos empregados organizou protestos e manifestações com o grito de luta: “de Norte a Sul / o Brasil aqui está / se não vierem as seis horas e o direito à sindicalização / a Caixa vai parar”.
A paralização pelas 6 horas começou a ser construída a partir da mobilização dos auxiliares de escritório, que buscavam ser enquadrados como escriturários básicos na carreira técnico-administrativa. A data foi aprovada no 1º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), realizado em Brasília.
Diante da mobilização, houve a aprovação da Lei 4.111-4, que estabeleceu a jornada de seis horas diárias e mudança no parágrafo único do artigo 556 da CLT, garantindo o direito à sindicalização, consolidando assim a voz dos trabalhadores da Caixa, que antes eram conhecidos como economiários e não bancários.
“Os empregados da Caixa se mostraram, como sempre, muito unidos na busca dos seus direitos. Foi assim em 1985 e, sempre quando a Caixa ou qualquer conquista é ameaçada, a categoria luta, resiste e vence. Parabéns aos empregados e empregadas”, disse o presidente da APCEF/RJ, Paulo Matileti.