02/06/2022 13:37

Mais um ataque ao povo brasileiro e à Caixa: Câmara dos Deputados aprova fim da exclusividade do banco em operações de penhor

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

WhatsApp Image 2022-06-02 at 12.17.15.jpeg

Desde que tomou posse, o governo Bolsonaro vem submetendo drásticas medidas com o intuito de atacar e enfraquecer os trabalhadores brasileiros e bancos públicos, em especial, a Caixa Econômica Federal. Agora, foi aprovado pela Câmara dos Deputados o fim da operação exclusiva de penhor da Caixa.

O projeto de Lei 4.188/21, de autoria do deputado João Maia (PL-RN), enfraquece o papel social da Caixa, desqualifica os profissionais da área, além de favorecer a iniciativa privada em detrimento dos interesses da população brasileira.

Para a população de baixa renda, o projeto pode ser uma grande ameaça, pois abre brechas para que os mais pobres, eventualmente, possam perder suas casas ao deixar que um mesmo imóvel seja usado como garantia em várias operações de crédito. 

O projeto agora vai para o Senado Federal e a APCEF/RJ repudia profundamente mais essa tentativa de desmonte da Caixa, agora direcionada ao penhor. “O penhor é uma das formas mais fáceis e tradicionais de obtenção de crédito. O interessado deposita uma joia, ou bem de valor, em troca de dinheiro, podendo recuperar o objeto pagando juros, usualmente mais baixos que os praticados em empréstimos convencionais. No entanto, os interesses do governo Bolsonaro são apenas os lucros. O que é lamentável para a população brasileira, afirma a diretoria da APCEF/RJ.

De acordo com o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, esse é mais um passo para o enfraquecimento da Caixa. “O que precisamos agora é mobilizar ainda mais os empregados e a população para que o projeto não seja aprovado no Senado Federal”, afirma Takemoto.

Compartilhe