Marta Ramos usa projeto da Fenae e da APCEF/RJ como base para artigo científico publicado em revista
Acesse as redes da Apcef/RJ:
O projeto de responsabilidade social da Fenae e da APCEF/RJ, intitulado "Reforçando o Saber e a Vida", em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, implementou o reforço escolar na comunidade de Rio das Pedras, no Rio de Janeiro, e foi tema de um artigo científico na Revista de Direito Social e Políticas Públicas. O estudo, realizado por Marta Ramos, mestranda em Direito pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), focou no "Reforçando o Saber e a Vida" dentro do contexto de políticas públicas de educação durante a pandemia.
Quando questionada pela APCEF/RJ sobre seu sentimento ao ter um artigo reconhecido cientificamente, Marta Ramos, que na época era colaboradora da ONG Moradia e Cidadania e coordenadora do projeto no Rio, afirmou: "Ao receber o desafio de falar sobre políticas públicas na educação, não tive dúvidas de que deveria estudar o projeto de responsabilidade social da Fenae e da APCEF/RJ, pois, através dele, vivi todas as etapas de um ciclo de políticas públicas, participando diretamente dos problemas, logísticas, relatórios, planejamentos e mudanças. Pude colaborar intensamente e diretamente na pandemia, com ações que asseguram os direitos das pessoas, promovendo melhorias e combatendo a exclusão e a desigualdade social."
Sobre a seleção do artigo, Marta Ramos mencionou que, durante o evento do CONPEDI - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito, cujo objetivo é fomentar a pesquisa acadêmica em Direito, o artigo foi selecionado para publicação na Revista de Direito Social e Políticas Públicas, um periódico semestral de "open access" que publica artigos doutrinários inéditos, nacionais e internacionais, indexado em bases de dados estrangeiras, aumentando a visibilidade dos artigos. Ao apresentá-lo, ela notou a receptividade ao tema e o interesse dos participantes. "Foi um prazer imenso compartilhar o trabalho incrível que as organizações realizam junto à sociedade, preenchendo uma lacuna deixada pelo setor público", disse.
A autora também destacou a importância das políticas públicas na vida das comunidades, o papel das instituições privadas e ONGs em complementar essa lacuna deixada pelo Governo, e a relevância das universidades públicas em direcionar e proporcionar conhecimento de excelência. "O projeto 'Reforçando o Saber e a Vida', as crianças e todo o movimento, deixam um quentinho no coração por saber que colaborei com mudanças na vida dessas crianças e de uma comunidade. O projeto ainda alcança um número pequeno de participantes, é um trabalho que vai criando raízes e se expandindo lentamente. Mas é satisfatório ver sua continuidade após a pandemia, abraçando e dando dignidade e conhecimento para aquelas crianças”, concluiu Marta Ramos.
Para o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, o artigo representa o reconhecimento do trabalho realizado em todo o Brasil para melhorar os índices educacionais. "Aos poucos, como um trabalho de formiguinha, vamos construindo novos caminhos para diminuir a desigualdade e o analfabetismo. A escolarização de crianças, adolescentes e adultos é fundamental para uma sociedade mais justa e igualitária, com pleno direito à cidadania", enfatizou Takemoto.
"É gratificante ter no Rio de Janeiro um projeto que ajuda crianças de uma comunidade carente e cuja importância é reconhecida cientificamente. Parabéns à Fenae, à APCEF/RJ e à ONG Moradia e Cidadania. Agradecemos e aplaudimos Marta Ramos, uma pessoa exemplar e profissional de destaque", declarou Paulo Matileti, presidente da APCEF/RJ.