14/12/2022 09:45

Movimento sindical luta contra aprovação de PL que ameaça direito de greve dos bancários

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

Imagem do WhatsApp de 2022-12-14 a_s_ 09.09.19.jpg

O movimento sindical mais as entidades de defesa dos bancários estão se mobilizando para retirar de pauta no Congresso o PL nº 817/22, que na prática ameaça o direito de greve no setor bancário. Os deputados Rogério Correia (PT-MG) e Erika Kokay (PT-DF) se comprometeram em pedir a retirada de pauta da proposta.

Se virar lei, o PL pode impedir, por exemplo, que bancários que operam com PIX e cartões de crédito, façam greve. Em três outras oportunidades, graças à mobilização e articulação das entidades representativas dos bancários, a proposta, que tramita na Comissão em caráter conclusivo, foi retirada da pauta da CTASP (Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público).

“Na prática a proposta é lesiva ao direito de greve dos bancários. Quando se trata de garantir serviço ou atividade essencial, a Lei de Greve já prevê que os empregadores, os trabalhadores e as entidades representativas sindicais devem de comum acordo garantir a prestação dos serviços indispensáveis”, afirmou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

Para se posicionar contra esse Projeto de Lei, o empregado pode votar numa enquete feita pela Câmara dos Deputados. Basta acessar o link https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2319202 e votar discordo totalmente, e comentar que essa pauta é negativa e fere os direitos dos trabalhadores em bancos.

Faça a sua parte, ajude na luta contra a retirada de seus direitos e participe da mobilização da sua entidade sindical.

“Temos que nos unir para retirar da pauta esse PL que prejudica e ameaça os direitos dos empregados. É fundamental que nos posicionemos e lutemos contra”, destaca Paulo Matileti, presidente da APCEF/RJ.

Compartilhe