02/11/2021 09:00

Novembro Azul: “SEJA HOMEM. SE CUIDE.”

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

WhatsApp Image 2021-10-27 at 10.15.01.jpeg

No Brasil, a campanha Novembro Azul foi trazida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, com o intuito de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao serviço de saúde. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar atenção ao movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2019, o Brasil registrou 15.983 mortes causadas pelo câncer de próstata. E em 2020, 65.840 casos da doença, correspondendo a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino. Visando estimular o tratamento precoce aos homens, o Instituto Lado a Lado pela Vida criou a frase “Seja homem. Se cuide.”

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Os fatores de risco, por sua vez, podem vir do histórico familiar de câncer de próstata, da raça - homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer – e da obesidade.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Bem como, sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

Para evitar a descoberta tardia do câncer de próstata, os exames periódicos são essenciais para manter um cronograma de prevenção. Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, Francisco Norberto, coordenador Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, destaca os seguintes testes e exames que precisam ser realizados com frequência:

• Verificação da pressão arterial 
• Hemograma completo e testes de urina
• Teste de glicemia, para prevenção de diabetes 
• Atualização da carteira vacinal 
• Verificação do perímetro abdominal e teste de IMC

“É importante que os homens também se cuidem. A saúde deve estar sempre em primeiro lugar. A ida regular ao médico previne doenças e auxilia na longevidade. Procure seu médico. Se cuide”, destaca Paulo Matileti, presidente da APCEF/RJ.

 

 

 

Compartilhe