22/01/2024 09:10

Novo espaço da APCEF/RJ se chamará Centro Sociocultural Pedro Eugênio

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

CAPA - MATERIA APCEF _25_.jpg

A diretoria da APCEF/RJ vem trabalhando na remodelação do antigo ginásio de esportes da Sede Campestre de Jacarepaguá, onde até recentemente funcionava uma academia inquilina. O espaço passa por reformas para se tornar um grande Centro Sociocultural e, em breve, será inaugurado com o nome Pedro Eugênio, em homenagem póstuma ao ex-presidente da Fenae.

Vale relembrar que no passado, o antigo ginásio além de ser utilizado pelo quadro associativo também foi endereço esportivo de atletas de alto nível. Sua imponência e estrutura era tanta que por muitas vezes foi palco de jogos e treinos das seleções brasileiras de vôlei e de basquete. Porém, no início dos anos 2000 a gestão da associação alugou o antigo ginásio para uma empresa que lá instalou uma academia. Os associados então foram impedidos de usar o espaço gratuitamente, já que a academia cobrava mensalidade para os que desejavam usá-la.

Tão logo assumiu a presidência da APCEF/RJ, Paulo Matileti deixou claro que uma das suas prioridades seria encerrar o contrato de locação com a academia e reaver o espaço para o quadro associativo. Após anos de luta, a gestão Paulo Matileti conseguiu romper o contrato com a academia e retomou o espaço, que nunca deveria ter sido locado. Atualmente, a área passa por reformas e ajustes para ser transformado no Centro Sociocultural que receberá o nome do ex-presidente da Fenae, Pedro Eugênio.

Pedro Eugênio Beneduzzi Leite foi um grande nome e liderança do movimento em defesa da Caixa e dos direitos dos empregados. Presidiu a Fenae no período de 2008 a 2014 e sua gestão foi marcada por grandes investimentos e parcerias nas Apcefs para a promoção do bem-estar dos associados. Pedro Eugênio era formado em Jornalismo e escrevia a famosa coluna virtual intitulada Datagênio, na qual falava sobre as principais situações pelas quais o Brasil passava e sobre temas relacionados aos trabalhadores, à Caixa e à Funcef. Bancário aposentado pela Caixa, Pedro Eugênio faleceu em 24 de março de 2021, em Brasília (DF), onde morava.

O espaço do futuro Centro Sociocultural Pedro Eugênio recebeu, ao longo dos últimos meses, alguns eventos como Almoço dos Aposentados, Festa Julina, Ressaca de Carnaval, Talentos Fenae/Apcef. Agora, com a adequação em curso, será ainda melhor para os associados devido ao amplo espaço que conta com excelente infraestrutura com 1.200m², mezanino com 700m², e espaços individuais para múltiplos eventos.

“Em sua trajetória de luta, Pedro Eugênio sempre esteve à frente das ações em defesa dos direitos dos empregados, da Caixa pública e de uma Funcef forte. Sua gestão à frente da Fenae foi fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento das Apcefs. Além disso, seus textos na coluna Datagênio possibilitavam aos leitores o entendimento claro sobre relevantes temas. Dar ao nosso Centro Sociocultural o nome de Pedro Eugênio Beneduzzi Leite é reconhecer e homenagear um cara fantástico que fez história na Caixa, na Fenae e no movimento nacional dos empregados da Caixa”, afirma Paulo Matileti, presidente da APCEF/RJ.
 

Compartilhe