27/06/2022 08:00

PL que visa trabalho bancário nos fins de semana terá audiência pública

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

WhatsApp Image 2022-06-24 at 14.17.14.jpeg

Na próxima terça-feira (28), a partir das 14h, em audiência pública na Comissão de Direitos do Consumidor da Câmara dos Deputados, entra em pauta o Projeto de Lei 1043/2019, apresentado pelo deputado David Soares (União-SP), que libera a abertura dos bancos aos sábados e domingos. Os bancários podem participar presencialmente da audiência e, também, pela TV Câmara.

A proposta já teve parecer favorável do relator, deputado Eli Corrêa Filho (União-SP). Entretanto, desde que o projeto foi apresentado na Câmara dos Deputados, o movimento sindical tem atuado contra o avanço de sua tramitação, por entender que o assunto deve ser tratado em mesa de negociações entre os bancos e os trabalhadores e, também, por se tratar de um lobby que visa apenas o lucro dos bancos, desconsiderando os interesses de clientes e da categoria bancária.

O PL iria ser votado pela CDC no final de maio, mas foi retirado da pauta após forte pressão da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro e de demais entidades sindicais.

“O PL 1043/19 não atende às necessidades da população por serviços bancários universais e de qualidade e ameaça ainda mais os direitos dos bancários, que adoecem com o aprofundamento da exploração e cumprimento de metas absurdas a que cotidianamente são submetidos”, afirma o deputado Ivan Valente (Psol-SP), que atendeu a demanda do movimento sindical e requereu a audiência pública.

 

Compartilhe