Quer abrir uma conta bancária digital e tem medo? APCEF/RJ mostra quanto é seguro
Acesse as redes da Apcef/RJ:
Da mesma forma que os bancos tradicionais são regulamentados e autorizados pelo Banco Central do Brasil, os brancos digitais também precisam desse aval para funcionar. Apesar disso, uma dúvida muito comum é sobre o banco digital ser seguro ou não.
Para quem não confia, o Banco Central do Brasil disponibiliza uma página para que os consumidores pesquisem quais bancos e instituições financeiras são autorizadas, reguladas ou supervisionadas. A APCEF/RJ separou algumas dicas de segurança e proteção para os correntistas que pretendem passar para banco digital.
>> Analise as opções para guardar dinheiro nos bancos digitais: Existem bancos digitais de todos os tipos, alguns deles contam somente com a tradicional poupança, cuja rentabilidade é pequena. Em outros, oferecem diferentes formas de rentabilidade como 100% ou mais do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), e aplicações que rendem mais que a poupança.
>> Saiba como são feitos os depósitos de dinheiro nas contas digitais: De modo geral, as contas digitais disponibilizam vários meios de depósito e transferência de dinheiro, tais como depósito por boleto, onde o correntista gera um boleto no próprio aplicativo, paga e o dinheiro cai na conta; depósito por cheque, onde o cheque é fotografado pela câmera do celular e analisado pelo banco, que retorna com a aprovação ou recusa e as transferências por TED, Doc e Pix.
>> Escolha um banco digital que ofereça cartão de saque: É preciso conhecer os procedimentos de retirada caso você precise. Em geral, as contas digitais oferecem cartões de débito e de crédito para que os correntistas possam pagar contas e realizar saques em terminais eletrônicos 24h. Porém, vários bancos digitais cobram pelos saques ou oferecem uma quantidade limitada grátis por mês.
>> Verifique se o banco digital é protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC): É importante verificar se o banco digital tem a garantia FGC e em quais modalidades (poupança, CDB etc.). Nem toda instituição financeira digital conta com a proteção e esse fundo, que é um mecanismo que protege correntistas, investidores e poupadores, permitindo recuperar total ou parcialmente valores até R$ 250 mil mantidos em instituições financeiras que venham a falir.
JUNTE-SE A NÓS!
Ainda não é associado? Não perca tempo. Os empregados da Caixa têm duas opções:
1) Se associar de forma totalmente online através do endereço www.fenae.org.br/associacao por apenas R$ 49,90 nos dois primeiros meses. Lembrando que, a adesão pode ser paga com os pontos Fenae (antigo Mundo Caixa), e os associados que indicarem colegas na própria plataforma ainda concorrem a prêmios no final do ano.
2) Clicar e preencher a FICHA DE ADESÃO e encaminhar para apcefrj@apcefrj.org.br (antes de enviar a ficha, é necessário assinar para que ela tenha validade).