29/12/2022 08:07

Regras para aposentadoria mudam novamente para 2023

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

capa _24_.jpg

Quem vai se aposentar em 2023 deve ficar atento às novas regras para aposentadoria do INSS. Desde que a Reforma da Previdência foi aprovada, em 2019, todos os anos há atualizações e algumas regras válidas em 2022 não valerão em 2023.

As mudanças ocorrerão em três regras de transição: por pontos; por idade mínima progressiva; e por redução do tempo de contribuição. A partir do dia 1° de janeiro de 2023, a regra por pontos se dará desta forma: mulheres passam a precisar de 90 pontos para se aposentar, e homens de 100 pontos. Para realizar o cálculo, deve-se somar a idade do segurado mais o tempo de contribuição.

Já a regra por idade mínima progressiva permite que o trabalhador se aposente antes de completar a idade mínima exigida e será da seguinte forma:  a mulher precisará ter 58 anos de idade e 30 anos de contribuição e o homem 62,5 anos de idade e 35 anos de contribuição.

No caso da regra por redução do tempo de contribuição, que é semelhante à aposentadoria por idade, a mulher precisará completar 62 anos de idade e 15 anos de contribuição (carência mínima exigida) e o homem terá que completar 65 anos de idade e 15 anos de contribuição.

Para dar entrada no pedido de aposentadoria, o beneficiário deverá acessar o site do INSS (www.meuinss.gov.br) ou pelo aplicativo Meu INSS, que pode ser baixado gratuitamente na loja de apps do seu celular (Google Play ou App Store).

Compartilhe