04/07/2024 10:16

Revisão da meta atuarial é defendida pela Fenae, Contraf, e Anapar para reduzir o déficit da Funcef

CAPA - MATERIA APCEF _35_.jpg

Acesse as redes da Apcef/RJ:

Em reunião entre a Fenae, Contraf-CUT, Anapar e Funcef, ocorrida no dia 3 de julho, foram apresentados e debatidos dados sobre a meta atuarial nos planos de benefícios da Funcef, em especial no Reg/Replan Saldado. A Fenae e as demais entidades defensoras dos participantes legitimam a revisão da taxa de juros a fim de reduzir o déficit da Funcef.

De acordo com a Fenae, as demonstrações da Funcef apontam que um aumento de 0,35 pontos percentuais seria suficiente para que o resultado de 2023 chegasse ao equilíbrio técnico do plano. Além disso, esse aumento não causaria riscos à Funcef e demonstra que existem caminhos para a construção de uma proposta melhor para solucionar o equacionamento.

As entidades de defesa dos participantes ressaltaram a importância da Funcef apresentar os documentos que embasaram os estudos da meta atuarial, pois os participantes também têm direito às informações. A próxima reunião das entidades com a Funcef está agendada para 9 de julho, quando será debatido o contencioso. 

Compartilhe