25/09/2025 11:02

Solidariedade e cidadania: Live de hoje, 25 de setembro, celebra 25 anos da ONG Moradia e Cidadania

undefined

Acesse as redes da Apcef/RJ:

25-09 - ONG CAPA.png

A ONG Moradia e Cidadania completa 25 anos hoje, quinta-feira, 25 de setembro, reafirmando sua atuação contra a fome e em defesa da cidadania e da justiça social. Sua trajetória teve início em 1993, com os Comitês da Ação da Cidadania, idealizados pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho (1935-1997), e foi consolidada em 2000 com a efetiva participação dos empregados da Caixa.

O aniversário será marcado por uma live às 19 horas, transmitida pelo canal oficial da Moradia e Cidadania no YouTube, com depoimentos, participações especiais, lançamento de novas iniciativas e homenagens a Betinho. O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, participará do evento ao lado de outros convidados. A transmissão abordará temas como projetos sociais, combate à fome e à pobreza, voluntariado, cidadania ativa e impacto social.

O momento é propício para lembrar que a parceria entre a Fenae, as Apcefs e a ONG Moradia e Cidadania promovem ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, abrangendo cultura, educação, empoderamento feminino, esporte, geração de renda, inclusão produtiva, meio ambiente e segurança alimentar. Entre 2021 e 2025, mais de 7.400 pessoas foram beneficiadas diretamente e cerca de 27 mil de forma indireta, por meio de 37 projetos.

No Rio de Janeiro, a Fenae, a APCEF/RJ e a ONG participam do projeto “Educação em Rede: Tecendo o Futuro”, voltado a alunos da 1ª à 5ª série do Ensino Fundamental da comunidade de Rio das Pedras. O projeto oferece reforço escolar e atividades esportivas e recreativas, contribuindo para o desenvolvimento de dezenas de crianças e ampliando suas oportunidades.

“A live é uma oportunidade de celebrar conquistas, fortalecer a parceria entre a Fenae, as Apcefs e a ONG Moradia e Cidadania, reforçar a importância da solidariedade e homenagear o legado de Betinho na construção de um Brasil mais justo e inclusivo. Não deixe de assistir”, convida Paulo Matileti, presidente da APCEF/RJ.

Compartilhe